Turma 1-2006 | ||
7ª
SEMANA DE FORMAÇÃO Artigos:
Base
Epistemológica da Agroecologia, Paradigmas e Princípios
Ecológicos para a Agricultura e
Biodiversity
hotspots for conservation priorities (Resp. Prof. Luís Mauro
Sampaio Magalhães)
1 - Artigo "A escola dos sonhos" extraído do Jornal FolhaOnLine de 28/11/2006 - (Resp. Prof. Gabriel de Araújo Santos) 2 - Artigo "A escola em tempo integral já" extraído da Revista Ciência Hoje - Vol. 39 - out./2006 - (Resp. Prof. Gabriel de Araújo Santos) 3 - Artigo "A suprema trava" extraído da Revista Veja - ano 39 - nº 48 - 06/12/2006 - (Resp. Prof. Gabriel de Araújo Santos) 4 - Artigo "Por uma ciência Mercosul" extraído da Revista Ciência Hoje - Vol. 38 - jul./2006 - (Resp. Prof. Gabriel de Araújo Santos) 5 - Artigo "Subnutrição intelectual, anemia cívica" extraído da Revista Ciência Hoje - Vol. 39 - out./2006 - (Resp. Prof. Gabriel de Araújo Santos) 6 - Artigo "Um novo conceito de nação" extraído da Revista Ciência Hoje - Vol. 39 - out./2006 - (Resp. Prof. Gabriel de Araújo Santos) 7
- Política Educacional no Brasil: Caminhos para a Salvação
Pública - David
N. Plank. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. 231p.
(Resp. Prof.
Gabriel de Araújo Santos) 9
- Formação da cultura Brasileira
(Prof. Resp. Maurício Rocha - Departamento de Ciências
e Fundamentos da FEBF) 10
- Ensinar
a aprender a aprender: reconstruindo caminhos de Skiner à Feurstein
(Rep. Profa. Amélia Escotto - UERJ) 6ª
SEMANA DE FORMAÇÃO 1 - Informação e Conhecimento: Os impactos na reorganização do mercado e do trabalho - (Resp. Prof. Cezar Augusto Miranda Guedes) 2 - Comprender y hacerse comprender - (Resp. Profa. Sandra Barros Sanchez) 3 - Entrevistas em pesquisas qualitativas - (Resp. Profa. Sandra Barros Sanchez) 4 - Metodologia qualitativa de pesquisa - (Resp. Profa. Sandra Barros Sanchez) 5 - Pesquisa qualitativa - reflexões - (Resp. Profa. Sandra Barros Sanchez) 6 - Instrumentos da Pesquisa Qualitativa - (Resp. Profa. Sandra Barros Sanchez) 5ª
SEMANA DE FORMAÇÃO 1
- Atividades realizadas durante o III
Seminário Internacional em Educação Agrícola
(Resp. Prof. Gabriel de A. Santos) 4ª
SEMANA DE FORMAÇÃO 1 - Artigo "A maldição do petróleo" extraído da Revista Veja de 02/08/2006 - (Resp. Prof. Gabriel de Araújo Santos) 2 - Artigo "O salto que falta" extraído da Revista Veja de 16/08/2006 - (Resp. Prof. Gabriel de Araújo Santos) Questão de avaliação: Todos os estudantes deverão ler estes artigos para discussão em sala de aula 3 - Psicologia da Educação - (Resp. Profa. Rosa Cristina) Questão de avaliação: Desenvolva as respostas às questões 1, 2 e 3 em pelo menos dois parágrafos (meia lauda) e a resposta 4 em uma lauda. 1) Qual o objeto de estudo das psicologias “cognitivistas” e em que ele se diferencia do objeto de estudos das psicologias “comportamentalistas” ?; 2) Qual a importância da “narrativa” no domínio metodológico das psicologias cognitivistas ?; 3) Como se pesquisa a “subjetividade” na psicologia culturalista de Jerome Bruner? e 4) Imagine um problema de pesquisa no qual seja relevante o estudo da subjetividade. Esboce uma metodologia para o estudo deste problema na qual o levantamento de narrativas seja um instrumento a ser utilizado. Data limite para entrega: 15/09/2006 4 - Tópicos Especiais em Educação Agrícola - (Resp. Profa. Sandra Sanchez) Questão de avaliação: Com o auxílio dos textos: a) A política de educação profissional no governo Lula: um percurso histórico controvertido; b) Mudanças no mundo do trabalho: Acertos e desacertos na proposta curricular para o Ensino Médio (Resolução CNE 03/98). Diferenças entre formação técnica e formação tecnológica; c) O empresariado industrial e a educação brasileira; d) A gênese do decreto nº 5.154/2004 um debate no contexto controverso da democracia restrita; e) Educación y Trabajo: un debate fundamental para reconquistar el valor de lo social, elabore um artigo com 5 laudas, realizando uma reflexão sobre a "relação educação e trabalho". Data limite para entrega: 18/09/2006 5 - Informática aplicada aos projetos de pesquisa (Resp. Prof. Nilson Brito) Modelo
de apresentação do projeto de pesquisa
3ª
SEMANA DE FORMAÇÃO 1 - Submissão de trabalhos ao Simpósio Pedagógico e Pesquisa em Educação - (Resp. Profa. Sandra Barros Sanchez) www.aedb.br/simped/ 2
- A Educação
Profissional no Brasil e no Mercosul - (Resp. Prof. Gabriel de Araújo
Santos)
Questão de avaliação: Elabore um texto, em grupo de no máximo 3 componentes, sobre o tema: “A Educação Agrícola na perspectiva do Mercosul” Data limite para entrega: Início da 4ª Semana de Formação (21/08/2006 em Januária-MG) 3
- Le travail dans
les rizieres - O trabalho nos arrozais - (Resp. Prof. Luiz Beja
Moreira)
4
- História
da Educação - (Resp. Profa. Lucilia Augusta Lino de
Paula)
5
- Princípios
de conservação de alimentos - (Resp. Prof. José
Francisco Pereira Martins)
6
- Controle
de qualidade microbiológico e sanitário e Elementos
de microbiologia - (Resp. Profa. Rosa Helena Luchese)
7
- Constituintes
de alimentos e nutrição, Riscos
inevitáveis na nossa visa e Compostos
tóxicos em alimentos: segurança na ingestão
- (Resp. Profa. Sandra Regina Gregorio)
2ª
SEMANA DE FORMAÇÃO - Anotações sobre a filosofia da educação - Anísio Teixeira - Não somos todos sementes ? - Leonardo Boff - Avaliação da aprendizagem escolar: um ato amoroso - Os desafios - Edgar Morin - Reencantar a educação - Akiko Santos e Ana Cristina S. dos Santos - O que significa aprender ? - Akiko Santos - Técnicas didáticas: novos tempos - Akiko Santos - A didática e relação forma / conteúdo e A relação teoria-prática na formação do educador - Vera Maria Candau - A complexidade da relação ser, saber, aprender e educar - Akiko Santos - A formação integral do trabalhador como ponto de partida para sua qualificação profissional – a experiência do Programa Integrar da Confederação Nacional dos Metalúrgicos - CNM/CUT - João Bosco Laudares e Adilene Gonçalves Quaresma - Agronomia azul ou rosa ? O significado das cores (e) das vestes nas profissões - Gutemberg Armando Diniz Guerra - Diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio - Pedagogia e transdisciplinaridade - Américo Sommermam - O menininho - Helen E, Buckley - Sugestão de estratégias para estimular a prática da interdisciplinaridade nos CEFETs e EAFs - Mente humana: entre clausura e abertura - Akiko Santos - Autopoiese Intrapessoal - Vladimir Dimitrov e Robert Ebsary - Da disciplinaridade a transdisciplinaridade - Didática sob à ótica do pensamento complexo - Entrevista Humberto Maturana - O todo - O trabalho de Humberto Maturana e Francisco Varela - Autopoiese, cultura e sociedade - Humberto Mariotti - O trabalho de Humberto Maturana e Francisco Varela - O cognitivismo de David Ausubel - Algumas contribuições da psicologia cognitiva - Metodologias problematizadoras no processo ensino aprendizagem - Vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula: reconhecer e desvendar o mundo - Teoria do desenvolvimento mental e problemas da educação - A propósito da regulamentação da lei de inovação tecnológica: por quem os sinos dobram - As políticas para a educação profissional e tecnológica - A nova LDB da educação nacional: seu trâmite no congresso e as principais propostas de mudança - Celia Regina Otranto 4 - Metodologia da Pesquisa (Resp. Prof. Canrobert Costa Neto) - Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade - Aprender a ser - Mariana Lacombe - Conhecimento, transversalidade e currículo - Silvio Gallo Material didático (apresentações em PowerPoint) Estatística
Básica I, Estatística
Básica II, Estatística
Básica III e Teste
de Hipóteses Link de ajuda: Como elaborar uma resenha Textos apenas para leitura complementar: As imagens do espaço no filme contato, Pressupostos interdisciplinares do conhecimento e do saber e A filosofia e seus modos de pensar. 5 - Metodologia do Ensino e da Pesquisa (Resp. Profa. Sandra Barros) 6 - História do Ensino Agrícola (Resp. Profa. Ana Maria Dantas Soares) Bibliografias disponíveis para consulta em meio digital: Data
limite para entrega: Início da 3ª Semana de Formação OBS: Todas as Questões de Avaliação deverão ser encaminhadas ao PPGEA através de Carta Registrada, Sedex ou em mãos, salvo aquelas que previamente forem informadas pelo Prof. Responsável que serão recebidas via e-mail. |
||