Turma 1-2006  
 

 


7ª SEMANA DE FORMAÇÃO


1 - Artigo "A escola dos sonhos" extraído do Jornal FolhaOnLine de 28/11/2006 - (Resp. Prof. Gabriel de Araújo Santos)

2 - Artigo "A escola em tempo integral já" extraído da Revista Ciência Hoje - Vol. 39 - out./2006 - (Resp. Prof. Gabriel de Araújo Santos)

3 - Artigo "A suprema trava" extraído da Revista Veja - ano 39 - nº 48 - 06/12/2006 - (Resp. Prof. Gabriel de Araújo Santos)

4 - Artigo "Por uma ciência Mercosul" extraído da Revista Ciência Hoje - Vol. 38 - jul./2006 - (Resp. Prof. Gabriel de Araújo Santos)

5 - Artigo "Subnutrição intelectual, anemia cívica" extraído da Revista Ciência Hoje - Vol. 39 - out./2006 - (Resp. Prof. Gabriel de Araújo Santos)

6 - Artigo "Um novo conceito de nação" extraído da Revista Ciência Hoje - Vol. 39 - out./2006 - (Resp. Prof. Gabriel de Araújo Santos)

7 - Política Educacional no Brasil: Caminhos para a Salvação Pública - David N. Plank. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. 231p. (Resp. Prof. Gabriel de Araújo Santos)

Questão de avaliação:
Todos os estudantes deverão ler estes artigos para discussão em sala de aula

8 - Considerações sobre Políticas Educacionais no Brasil - (Resp. Prof. Gabriel de Araújo)

Questões de avaliação:

- Apresentar um estudo com dados comparativos da situação do Brasil.
- (Ensino Fundamental e Médio) com outros países e as possíveis causas que justifiquem esta situação; apresentar segundo sua visão as possíveis saídas.
Enviar na forma impressa para o PPGEA até o dia 19/03/2007.

9 - Formação da cultura Brasileira (Prof. Resp. Maurício Rocha - Departamento de Ciências e Fundamentos da FEBF)
- Professor leitor (do mundo): formação do repertório cultural dos estudantes da FEBF.
- <http://www2.uerj.br/~febf/pesquisa/_projeto_ideia_cult_bras.pdf>
- <http://www2.uerj.br/~labore/oficinas/hibridos_1.htm>
- <http://www2.uerj.br/~febf/tropicalia/>
- <http://www2.uerj.br/~febf/pesquisa/semana_22.html>
- <http://www2.uerj.br/~febf/tropicalia/mostra_filmes_2006.html>

10 - Ensinar a aprender a aprender: reconstruindo caminhos de Skiner à Feurstein (Rep. Profa. Amélia Escotto - UERJ)

11 - Currículo e multiculturalismo (Rep. Prof. Antonio Flavio - UCP/UERJ)

12 - Redes de formação / redes de conhecimento: a trama cotidiana (Resp. Profa. Nilda Alves PROPED/UERJ)

13 - Modernidade e sustentabilidade (Resp. Profa. Regina B. Cohen - UFRRJ)




6ª SEMANA DE FORMAÇÃO


1 - Informação e Conhecimento: Os impactos na reorganização do mercado e do trabalho - (Resp. Prof. Cezar Augusto Miranda Guedes)

2 - Comprender y hacerse comprender - (Resp. Profa. Sandra Barros Sanchez)

3 - Entrevistas em pesquisas qualitativas - (Resp. Profa. Sandra Barros Sanchez)

4 - Metodologia qualitativa de pesquisa - (Resp. Profa. Sandra Barros Sanchez)

5 - Pesquisa qualitativa - reflexões - (Resp. Profa. Sandra Barros Sanchez)

6 - Instrumentos da Pesquisa Qualitativa - (Resp. Profa. Sandra Barros Sanchez)




5ª SEMANA DE FORMAÇÃO


1 - Atividades realizadas durante o III Seminário Internacional em Educação Agrícola (Resp. Prof. Gabriel de A. Santos)




4ª SEMANA DE FORMAÇÃO


1 - Artigo "A maldição do petróleo" extraído da Revista Veja de 02/08/2006 - (Resp. Prof. Gabriel de Araújo Santos)

2 - Artigo "O salto que falta" extraído da Revista Veja de 16/08/2006 - (Resp. Prof. Gabriel de Araújo Santos)

Questão de avaliação: Todos os estudantes deverão ler estes artigos para discussão em sala de aula


3 - Psicologia da Educação - (Resp. Profa. Rosa Cristina)

Questão de avaliação: Desenvolva as respostas às questões 1, 2 e 3 em pelo menos dois parágrafos (meia lauda) e a resposta 4 em uma lauda.

1) Qual o objeto de estudo das psicologias “cognitivistas” e em que ele se diferencia do objeto de estudos das psicologias “comportamentalistas” ?; 2) Qual a importância da “narrativa” no domínio metodológico das psicologias cognitivistas ?; 3) Como se pesquisa a “subjetividade” na psicologia culturalista de Jerome Bruner? e 4) Imagine um problema de pesquisa no qual seja relevante o estudo da subjetividade. Esboce uma metodologia para o estudo deste problema na qual o levantamento de narrativas seja um instrumento a ser utilizado.

Data limite para entrega: 15/09/2006


4 - Tópicos Especiais em Educação Agrícola - (Resp. Profa. Sandra Sanchez)

Questão de avaliação: Com o auxílio dos textos: a) A política de educação profissional no governo Lula: um percurso histórico controvertido; b) Mudanças no mundo do trabalho: Acertos e desacertos na proposta curricular para o Ensino Médio (Resolução CNE 03/98). Diferenças entre formação técnica e formação tecnológica; c) O empresariado industrial e a educação brasileira; d) A gênese do decreto nº 5.154/2004 um debate no contexto controverso da democracia restrita; e) Educación y Trabajo: un debate fundamental para reconquistar el valor de lo social, elabore um artigo com 5 laudas, realizando uma reflexão sobre a "relação educação e trabalho".

Data limite para entrega: 18/09/2006


5 - Informática aplicada aos projetos de pesquisa (Resp. Prof. Nilson Brito)

Modelo de apresentação do projeto de pesquisa
Termos utilizados na apresentação de resultados e discussao



3ª SEMANA DE FORMAÇÃO


1 - Submissão de trabalhos ao Simpósio Pedagógico e Pesquisa em Educação - (Resp. Profa. Sandra Barros Sanchez) www.aedb.br/simped/

- Exemplos de posteres: 1, 2, 3 e 4


2 - A Educação Profissional no Brasil e no Mercosul - (Resp. Prof. Gabriel de Araújo Santos)

Artigos do Congresso

Questão de avaliação: Elabore um texto, em grupo de no máximo 3 componentes, sobre o tema: “A Educação Agrícola na perspectiva do Mercosul”

Data limite para entrega: Início da 4ª Semana de Formação (21/08/2006 em Januária-MG)


3 - Le travail dans les rizieres - O trabalho nos arrozais - (Resp. Prof. Luiz Beja Moreira)

4 - História da Educação - (Resp. Profa. Lucilia Augusta Lino de Paula)

5 - Princípios de conservação de alimentos - (Resp. Prof. José Francisco Pereira Martins)



 


2ª SEMANA DE FORMAÇÃO


1 - Panorama do Ensino Agrícola na Argentina - (Resp. Prof. Alejandro Constantini - FAUBA costanti@agro.uba.ar)

- Internacionalização da Educação Superior: A Pós-Graduação de Ensino Agrícola para o Mercosul Fraschina, Aldela A. et al.

- Ensino Agropecuário na Argentina - Alejandro Constantini

Questão de avaliação: Qual a sua opinião sobre as vantagens e desvantagens da internacionalização do ensino (Trabalho em grupo, no máximo 5 páginas)

Data limite para entrega: Início da 4ª Semana de Formação (enviar para: costanti@agro.uba.ar)


2 - Teorias Pedagógicas (Resp. Profa. Akiko)

- Anotações sobre a filosofia da educação - Anísio Teixeira

- Não somos todos sementes ? - Leonardo Boff

- Avaliação da aprendizagem escolar: um ato amoroso

- Os desafios - Edgar Morin

- Reencantar a educação - Akiko Santos e Ana Cristina S. dos Santos

- O que significa aprender ? - Akiko Santos

- Técnicas didáticas: novos tempos - Akiko Santos

- A didática e relação forma / conteúdo e A relação teoria-prática na formação do educador - Vera Maria Candau

- A complexidade da relação ser, saber, aprender e educar - Akiko Santos

- A formação integral do trabalhador como ponto de partida para sua qualificação profissional – a experiência do Programa Integrar da Confederação Nacional dos Metalúrgicos - CNM/CUT - João Bosco Laudares e Adilene Gonçalves Quaresma

- Agronomia azul ou rosa ? O significado das cores (e) das vestes nas profissões - Gutemberg Armando Diniz Guerra

- Diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio

- Pedagogia e transdisciplinaridade - Américo Sommermam

- Escola de animais

- O menininho - Helen E, Buckley

- Sugestão de estratégias para estimular a prática da interdisciplinaridade nos CEFETs e EAFs

- Mente humana: entre clausura e abertura - Akiko Santos

- Autopoiese Intrapessoal - Vladimir Dimitrov e Robert Ebsary

- Certeza da incerteza

- Corpo natureza e cultura

- Da disciplinaridade a transdisciplinaridade

- De tudo ficaram três coisas

- Didática sob à ótica do pensamento complexo

- Entrevista Humberto Maturana

- Escolanovismo

- Interdisciplinaridade

- Mariotti Autopoiese

- Marta Kohl

- O que e construtivismo

- O que significa aprender

- O todo

- O trabalho de Humberto Maturana e Francisco Varela

- Prova! Para quê ?

- Saber e sentir

- Sala ambiente

- Teia da Vida

- Autopoiese, cultura e sociedade - Humberto Mariotti

- O trabalho de Humberto Maturana e Francisco Varela

- O cognitivismo de David Ausubel

- Pedagogia e Educação

- Algumas contribuições da psicologia cognitiva

- O Que é construtivismo?

- O que significa aprender ?

- Metodologias problematizadoras no processo ensino aprendizagem

- Solidariedade se aprende

- Vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula: reconhecer e desvendar o mundo

- Teoria do desenvolvimento mental e problemas da educação

- Vygotsky e a educação


3 - Legislação e Políticas Educacionais (Resp. Profa. Celia Otranto)

- A propósito da regulamentação da lei de inovação tecnológica: por quem os sinos dobram

- As políticas para a educação profissional e tecnológica

- A nova LDB da educação nacional: seu trâmite no congresso e as principais propostas de mudança - Celia Regina Otranto


4 - Metodologia da Pesquisa (Resp. Prof. Canrobert Costa Neto)

- Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade

- Investigação e evolução

- Investigação qualitativa



1ª SEMANA DE FORMAÇÃO


1 - Avaliação sobre Informática (Resp. Prof. Nilson)

Questão de avaliação: Cadastrar/Atualizar Currículo na Plataforma Lattes do CNPq

Data limite para entrega: Início da 2ª Semana de Formação


2 - Teorias Pedagógicas (Resp. Profa. Akiko)

- Filosofia da Educação - Luckesi

- Teorias e métodos pedagógicos sob a ótica do pensamento complexo - Akiko Santos

- As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação - Libâneo

- Concepções de educação

- Tendências pedagógicas na prática escolar - Luckesi

- Aprender a ser - Mariana Lacombe

- Conhecimento, transversalidade e currículo - Silvio Gallo

- Transdisciplinaridade e cognição - Humberto Maturana


3 - Estatística Básica (Resp. Prof. Marcos Bacis)

Material didático (apresentações em PowerPoint)

Estatística Básica I, Estatística Básica II, Estatística Básica III e Teste de Hipóteses


4 - Filosofia e Epistemologia (Resp. Profa. Ana Cristina)

Questão de avaliação: Resenha do livro Filosofia da Ciência: Introdução ao jogo e as suas regras de Rubem Alves. Editora Loyola, 2004, 8ª edição.

Link de ajuda: Como elaborar uma resenha

Textos apenas para leitura complementar: As imagens do espaço no filme contato, Pressupostos interdisciplinares do conhecimento e do saber e A filosofia e seus modos de pensar.

Data limite para entrega: Início da 3ª Semana de Formação


5 - Metodologia do Ensino e da Pesquisa (Resp. Profa. Sandra Barros)

Questão de avaliação: Fichamento do texto "Os quatro pilares da educação"

Data limite para entrega: 29/05/2006


6 - História do Ensino Agrícola (Resp. Profa. Ana Maria Dantas Soares)

Questão de avaliação: ver temática

Bibliografias disponíveis para consulta em meio digital:

CUNHA, Luiz Antônio - Escravidão e trabalho manual na cultura brasileira. In: O Ensino de Ofícios Artesanais e Manufatureiros no Brasil Escravocrata. Editora Unesp. 16-25p.

CUNHA, Luiz Antônio - O ensino profissionalizante no 2º grau e o tecnológico. In: O Ensino Profissional na Irradiação do Industrialismo. Editora Unesp. 181-211p.

GRINSPUN, Mírian P. S. Zippin; Rodrigues, Anna Maria Moog; Neves, Antonio Maurício Castanheira das; Cardoso, Tereza Fachada Levy. - Educação tecnológica. In: Educação Tecnológica - Desafios e Perspectivas. Editora Cortez. 55 - 67p.

HILSDORF, Maria Lucia Spedo - A era vargas e Da ditadura militar aos nossos dias. In: História da Educação Brasileira: Leituras. 91-135p.

HIRATA, Helana - Da polarização das qualificações ao modelo da competência. In: Tecnologias, Trabalho e Educação - Um Debate Multidisciplinar. 3a ed. Editora Vozes. 128-137p.

KUENZER, Acácia - A reforma do ensino técnico e suas conseqüências; Filho, Domingos Leite Lima - De continuidades e retrocessos históricos: razões e impactos da reforma da educação profissional no Brasil; Shiroma, Eneida Oto - Da competitividade para a empregabilidade: razões para o deslocamento do discurso; Campos, Roselane Fátima - A construção do sujeito competente: desvelando as tessituras do modelo pedagógico das competências. - In: Educação Profissional: Tendências e Desafios - Documento Final do II Seminário Sobre a Reforma do Ensino Profissional. 48 - 131p.

KUENZER, Acacia - Dualidade estrutural: segundo o fio da história e A questão do ensino médio no Brasil: a difícil superação da dualidade estrutural. In: Ensino Médio e Profissional: as políticas do Estado neoliberal 63 - Questões da Nossa Época - 2a ed. Editora Cortez. 8-75p.

KUENZER, Acácia - O ensino médio agora é para a vida: entre o pretendido, o dito e feito. OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales - Mudanças no mundo do trabalho: acertos e desacertos na proposta curricular para o ensino médio (Resolução CNE 03/98). Diferenças entre formação técnica e tecnológica. In: Revista Quadrimestral de Ciência da Educação - Educação & Sociedade 70 - Ano XXI, Abril, 2000. Editora CEDES. 14-49p.

KUENZER, Acacia - Por que investigar a relação entre educação e trabalho no Brasil ?. In: Ensino de 2o Grau - O Trabalho Como Princípio Educativo. Editora Cortez. 11-97p.

MACHADO, Lúcilia Regina de Souza - Mudanças tecnológicas e educação da classe trabalhadora. 9-23p. Caruso, Luiz Antonio Cruz - Políticas de formação profissional: elementos para discussão. 128-134p. In: Coletânea CBE - Trabalho e Educação. 2a edição.

MARTINS, Marcos Francisco - O Decreto nº 2.208/97 e suas implicações. In: Ensino Técnico e Globalização - Cidadania ou Submissão - Polémicas do Nosso Tempo. Editora Autores Associados. 80-92p.

SOARES, Ana Maria Dantas e TAVARES, Moacir Gubert. Formação profissional em Ciências Agrárias: as transformações no ensino técnico e seu impacto no ensino superior. In: Revista da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior - Educação Agrícola Superior - ABEAS. Volume 17, Número 01, 1999. 18 - 29p.

SOARES, Ana Maria Dantas. Política educacional e configurações dos currículos de formação de técnicos em agropecuária, nos anos 90: regulação ou emancipação? Dissertação de Doutorado. UFRuralRJ/CPDA. 242p. 2003.

Trabalho, qualificação e competência profissional - das dimensões conceituais e políticas. In: Revista Quadrimestral de Ciência da Educação - Educação & Sociedade 64 - Competência, Qualidade e Trabalho - número especial, 1998. Editora CEDES. 13-31p.

Data limite para entrega: Início da 3ª Semana de Formação


OBS: Todas as Questões de Avaliação deverão ser encaminhadas ao PPGEA através de Carta Registrada, Sedex ou em mãos, salvo aquelas que previamente forem informadas pelo Prof. Responsável que serão recebidas via e-mail.