Turma 2-2006  
 

8ª SEMANA DE FORMAÇÃO



1 - Novas tecnologias para o ensino de ciências agrárias: desafios e perspectivas (Resp. Prof. Gabriel)

Texto para leitura e discussão após a apresentação da palestra do Prof. Gabriel.

7ª SEMANA DE FORMAÇÃO



1 - Gestão Educacional (Resp. Prof. Claudio Barbosa)

Artigos para leitura prévia: "Entre a Finlândia e o Piauí" extraído da Revista Veja de 04/04/2007
e "Escola, fazenda ou cidade ?" extraído da Revista Época de 22/01/2007

OBS: Os mestrandos participantes desta Semana de Formação deverão levar os seguintes materiais para serem utilizados durante a aula do Prof. Claudio Barbosa: Revistas usadas (Veja, Isto É, Época, etc...); tesoura; cola e caneta pilot.

Referência bibliográfica adicional: LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis: Vozes, 2006.

2 - Trabalho e Educação (Resp. Prof. José dos Santos Souza)

Artigos para leitura prévia: a) TRABALHO, EDUCAÇÃO E SINDICALISMO NO BRASIL; b) A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PELA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E A SUPERFÍCIE DOS DOCUMENTOS OFICIAIS; c) A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO GOVERNO LULA: UM PERCURSO HISTÓRICO CONTROVERTIDO; d) ENSINO MÉDIO E ENSINO TÉCNICO NA AMÉRICA LATINA: BRASIL, ARGENTINA E CHILE

Questão de avaliação: Elaborar um artigo apontando a forma como as transformações no trabalho, na qualificação e nas políticas de educação profissional tratadas nos textos indicados para leitura se materializaram no cotidiano de sua unidade escolar. (Prazo: 30 dias após a semana de formação)

3 - Sociologia da Educação (Resp. Profa. Suemy Yukizaki)

Artigos para leitura prévia:
a) O criador da sociologia da educação; c) Pedagogo da emancipação das massas; b) Fundamentação teórica (Marx) para compreender a teoria crítico-reprodutivista da educação (Althusser) (este último texto deve ser impresso para trabalho em sala de aula)

Bibliografia adicional: a) Os aparelhos ideológicos de estado; b) A educação - sua natureza e função; c) Problemas da vida cultural.


6ª SEMANA DE FORMAÇÃO



Material de consulta:

1 - Artigo "A escola dos sonhos" extraído do Jornal FolhaOnLine de 28/11/2006 - (Resp. Prof. Gabriel de Araújo Santos)

2 - Artigo "A escola em tempo integral já" extraído da Revista Ciência Hoje - Vol. 39 - out./2006 - (Resp. Prof. Gabriel de Araújo Santos)

3 - Artigo "A suprema trava" extraído da Revista Veja - ano 39 - nº 48 - 06/12/2006 - (Resp. Prof. Gabriel de Araújo Santos)

4 - Artigo "Por uma ciência Mercosul" extraído da Revista Ciência Hoje - Vol. 38 - jul./2006 - (Resp. Prof. Gabriel de Araújo Santos)

5 - Artigo "Subnutrição intelectual, anemia cívica" extraído da Revista Ciência Hoje - Vol. 39 - out./2006 - (Resp. Prof. Gabriel de Araújo Santos)

6 - Artigo "Um novo conceito de nação" extraído da Revista Ciência Hoje - Vol. 39 - out./2006 - (Resp. Prof. Gabriel de Araújo Santos)

7 - Política Educacional no Brasil: Caminhos para a Salvação Pública - David N. Plank. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. 231p.

8 - Considerações sobre Políticas Educacionais no Brasil - (Resp. Prof. Gabriel de Araújo)

Questões de avaliação:

- Apresentar um estudo com dados comparativos da situação do Brasil.
- (Ensino Fundamental e Médio) com outros países e as possíveis causas que justifiquem esta situação; apresentar segundo sua visão as possíveis saídas.
Enviar na forma impressa para o PPGEA até o início da 6ª Semana de Formação.


9 - Informática aplicada aos projetos de pesquisa (Resps. Profs. Gabriel de Araújo, Nilson Brito e Sandra Sanchez)

Modelo de apresentação do projeto de pesquisa
Termos utilizados na apresentação de resultados e discussao


10 - Tema 1: Ética, sociedade e tecnologia - Tema 2: Os desafios da ciência e da tecnologia para a filosofia no século XXI (Resp. Prof. Claudio Barbosa)

Os artigos a seguir serão utilizados na dinâmica de grupo que será realizada durante a Semana de Formação:

- Para que serve a Filosofia ? extraído da Revista Discutindo Filosofia - Ano 1 - Nº 1
- A vingança de Gaia extraído da Revista Veja - Ano 39 - Nº 42 - out./2006

Bibliografia completar:
-
BARBOSA, Claudio L. Refletindo sobre a educação capitalista numa dimensão ética. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v, 30/31, n. 159/160, p.131-144, out/dez 2002, jan/mar 2003.
- BARBOSA, Claudio L. Educação física e filosofia: a relação necessária. Petrópolis: Vozes, 2005.
- CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 13.ed. São Paulo: Ática, 2003.
- DUTRA, Luiz H. Introdução à teoria da ciência. Florianópolis: UFSC, 1998.
FOUREZ, Gerard. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. Trad. Luiz Rouanet. São Paulo: UNESP, 1995.
- SINGER, Peter. Um só mundo: a ética da globalização. Trad. Adail Sobral. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
- VALLS, Álvaro. Da ética à bioética. Petrópolis: Vozes, 2004.

Questão de avaliação:
Elaborar uma pequena dissertação (de duas a quatro páginas), relativa à temática discutida. Se possível, relacionando com a pesquisa que realiza (ou pretende realizar) no Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola.
Enviar na forma impressa para o PPGEA até o início da 6ª Semana de Formação.




4ª SEMANA DE FORMAÇÃO


1 - Transdisciplinaridade e Educação (Resp. Profa. Akiko Santos)

Os textos a seguir serão utilizados na dinâmica de grupo que será realizada durante a Semana de Formação:

01- Um discurso sobre as ciências (Boaventura de Sousa Santos)
02- Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna (Boaventura de Sousa Santos)
03- Planeta terra um olhar transdisciplinar (Edgar Morin)
04- Metodologia e transdisciplinaridade (Gustavo Korte)
05- Olhar sobre o Olhar que Olha: Complexidade, Holistica e Educação (Izabel Cristina PETRAGLIA, Cleide Rita Silvério de ALMEIDA)
06- Não à alienação (Humberto Mariotti)
07- A (de) Formação Humana e o Mundo do Trabalho: a produção de subjetividades flexíveis em tempos de acumulação flexível do capital (Maria Emília Pereira da Silva)
08- Inter ou Transdisciplinaridade? (SOMMERMAN, Américo)
09- Parecer 15: Diretrizes Curriculares: O Papel do Conselho Nacional de Educação
10- O manifesto da transdisciplinaridade, por Basarab Nicolescu: um breve resumo
11- Bibliografias referentes à Transdisciplinaridade e Complexidade
12- Da compartimentalização à inter e à transdisciplinaridade
13- Conhecimento, transversalidade e currículo (Sílvio Gallo)
14- O todo é ao mesmo tempo maior e menor que a soma das partes (Edgar Morin)
15- O menininho (Helen E. Buckley)
16- Mensagem de Vila Velha/Vitória (II Congresso Mundial de Transdisciplinaridade)
17- Escola de animais
18- A cabeça bem feita (Edgar Morin)
19- Certeza da Incerteza (Pedro Demo)
20- Agronomia azul ou rosa? O significado das cores (e) das vestes nas profissões (Gutemberg Armando Diniz Guerra)
21- Reforma da educação e do pensamento: complexidade e transdisciplinaridade (Basarab NICOLESCU - Tradução de Paulo dos Santos Ferreira)
22- Quem é Basarab Nicolescu (Basarab Nicolescu)
23- O Manifesto da Transdisciplinaridade (Basarab Nicolescu)
24- Transdisciplinaridade (Renato Santos)
25- Emergencias e convergencias de idéias (SOMMERMAN, Américo)
26- Complexidade e Transdisciplinaridade (SOMMERMAN, Américo)


2 - Avaliação sobre Informática (Resp. Prof. Nilson)

Questão de avaliação: Cadastrar/Atualizar Currículo na Plataforma Lattes do CNPq.

Objetivo:
Atender as diretrizes da CAPES no que concerne a visibilidade da produção científica dos discentes dos programas de pós-graduação no país.

Data limite para entrega: Na Semana de Formação que ocorrer na sede do PPGEA


3 - Comprender y hacerse comprender - (Resp. Profa. Sandra Barros Sanchez)

4 - Entrevistas em pesquisas qualitativas - (Resp. Profa. Sandra Barros Sanchez)

5 - Metodologia qualitativa de pesquisa - (Resp. Profa. Sandra Barros Sanchez)

6 - Pesquisa qualitativa - reflexões - (Resp. Profa. Sandra Barros Sanchez)

7 - Instrumentos da Pesquisa Qualitativa - (Resp. Profa. Sandra Barros Sanchez)

Questões de avaliação: Após a leitura dos artigos acima, elabore o capítulo referente à metodologia que será utilizada no desenvolvimento do seu projeto de pesquisa.

Data limite para entrega: Na Semana de Formação que ocorrerá no Colégio Agrícola de Camboriú.


8 - Planejamento e projeto político-pedagógico - (Resp. Profa. Ana Maria Dantas Soares)



3ª SEMANA DE FORMAÇÃO


1 - Atividades realizadas durante o III Seminário Internacional em Educação Agrícola (Resp. Prof. Gabriel de A. Santos)



2ª SEMANA DE FORMAÇÃO


1 - Teoria da Complexidade e a Didática (Resp. Profa. Akiko Santos)

Os textos a seguir serão utilizados na dinâmica de grupo que será realizada durante a Semana de Formação: Complexidade e Transdisciplinaridade; Mudança de Paradigma e Relações Pedágogicas.

2 - História da Educação (Resp. Profa. Lucilia Augusta Lino de Paula)

Bibliografia: História da Educação Brasileira: A Organização Escolar - Maria Luisa Santos Ribeiro - 18ª Edição revisada e ampliada - Editora Autores Associados.

3 - Psicologia e Educação (Resp. Profa. Rosa Cristina)

Os textos a seguir serão utilizados na dinâmica de grupo que será realizada durante a Semana de Formação: Cognição, Desafios educacionais da modernidade líquida.

 



1ª SEMANA DE FORMAÇÃO


1 - Tópicos Especiais em Educação Agrícola (Resp. Profa. Sandra Sanchez)

Artigos para leitura: 1 - Os quatro pilares da educação; 2 - Globalização e educação; 3 - Poder, política e educação; 4 - A reforma do ensino técnico no Brasil e 5 - Ensino agrícola de 2º grau

Questões de avaliação

Data limite para entrega: Conforme cronograma


2 - Educação Agrícola no Brasil e no Mercosul (Resp. Prof. Gabriel de Araújo Santos)

Bibliografia para leitura e discussão em sala de aula

Artigos para leitura e discussão em sala de aula: "A maldição do petróleo" extraído da Revista Veja de 02/08/2006 e "O salto que falta" extraído da Revista Veja de 16/08/2006

Questão de avaliação: Elabore um texto, em grupo de no máximo 3 componentes, sobre o tema: “A Educação Agrícola na perspectiva do Mercosul”

Data limite para entrega: Início da 2ª Semana de Formação


3 - Tecnologia, Colaboração e Metacognição no Desenvolvimento Profissional Docente (Resp. Prof. Marcelo Almeida Bairral)

Material de consulta: Aprendizagem matemática à distância: Análise de interações na perspectiva de comunidades de prática (Prof. Marcelo A. Bairral); Entrando na pesquisa sobre a prática colaborativa. As dificuldades na elaboração de projetos (Prof. Joaquin Gimenez); Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia (Profa. Vânia Maria Santos-Wagner)


4 - Noções de Estatística (Resp. Prof. Marcos Bacis)

Material de consulta: Estatística Básica I, Estatística Básica II, Estatística Básica III e Teste de Hipóteses

Download dos softwares: BioEstat 2.0 e XLS TAT-Pro 7.5 (faça sua solicitação atravez de e-mail)


5 - Filosofia e Epistemologia (Resp. Profa. Ana Cristina)

Questão de avaliação: Resenha do livro Filosofia da Ciência: Introdução ao jogo e as suas regras de Rubem Alves. Editora Loyola, 2004, 8ª edição.

Link de ajuda: Como elaborar uma resenha

Textos apenas para leitura complementar: As imagens do espaço no filme contato, Pressupostos interdisciplinares do conhecimento e do saber, A filosofia e seus modos de pensar e Referências Metafísica, Científica e Dialética.

Data limite para entrega: No 3º encontro


6 - Teorias e Práticas Pedagógicas (Resp. Profa. Akiko Santos)

Questão de avaliação: Análise das Práticas Pedagógicas

Data limite para entrega: No 2º encontro

Bibliografia:

- Filosofia da Educação - Luckesi

- Concepções de educação - Paulo Freire

- As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação - Libâneo

LIBÃNEO, JOSÉ CARLOS
Didática
São Paulo: Cortez, 1991

LIBÃNEO, JOSÉ CARLOS & SANTOS, AKIKO
Educação na era do conhecimento em rede e Transdisciplinaridade
Campinas-SP: Editora Alínea, 2005

- Tendências pedagógicas na prática escolar - Luckesi

- Transdisciplinaridade e cognição - Humberto Maturana

- TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - Profa. Akiko


OBS: Todas as Questões de Avaliação deverão ser encaminhadas ao PPGEA através de Carta Registrada, Sedex ou em mãos, salvo aquelas que previamente forem informadas pelo Prof. Responsável que serão recebidas via e-mail.