Olhar sobre o Olhar que Ohla : Complexidade, Holistica e Educaçào


Prof. Dr Izabel Cristina PETRAGLIA, Prof. Dr Cleide Rita Silvério de ALMEIDA
Universidade de Sao PAulo
 
O trabalho ora proposto, tem por objectivo apresentar e discutir alguns pontos de convergência e de divergência entre complexidade e holistica, paradigmas que emergem na pos-modernidade ; seus impactos e as formas como sào incorporados na educaçào, por meio de uma pedagogia do conflito ou do consenso e da pratica transdisciplinar.
Tanto complexidade, como holistica, desenvolven-se na decada de 60, apropiando-se de termos e conceitos de três teorias : dos sistemas, da informaçào e da cibernetica ; Complexidade e holistica surgem para romper com a fragmentaçào e com a reduçào, consequençias do advento da técnica e da especializaçào, tào almejadas no século XIX.
Complexidade e holistica partem de uma perspectiva de totalidade, no entanto, seguem por caminhos diferentes, tanto teorica como metodologicamente.
Esta conclusào sera apresentada, a partir da reflexào de alguns aspectos fundamentais : principio da incerteza, dialética e dialogica, dimensào espiritual do ser humano, em que procuraremos apontar as principais diferenças e semelhanças entre as duas concepçoes.
As referencias teoricas deste trabalho estào embasadas primordialmente na epistemologia da complexidade, como compreendida por Edgar Morin e a holistica é apresentada a partir da visào dos representantes do Movimento Holistico Internacional, no Brasil, os psicologos Pierre Weil e Roberto Crema, dentre outros autores.
Desse modo, acreditamos que esse trabalho podera contribuir para a reflexào e elucidaçào de algumas duvidas que pairam entre os estudiosos da academia, na atualidade, acerca de algum parentesco teorico ou metodologico entre complexidade e holistica.
 

* Congrés Inter-Latin pour la Pensée Complexe

III - REFORME DE LA PENSEE ET REFORME DE L'EDUCATION