Weverson Scarpini Almagro Dissertação na íntegra
 

Título: Aqüicultura sustentável: uma experiência pedagógica do módulo de limnologia do curso técnico de aqüicultura da Escola Agrotécnica Federal de Alegre/ES.

Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida na Escola Agrotécnica Federal de Alegre-ES, especificamente no módulo de Limnologia do Curso Técnico em Aqüicultura. Teve como objetivo analisar o perfil dos alunos, a prática pedagógica adotada, propondo uma nova experiência que visa a mudança de atitude dos alunos, partindo de uma visão produtivista para uma visão de utilização consciente dos recursos naturais, permitindo sua constante reposição e realimentação, preservando-a para as gerações futuras. Foi utilizado o Estudo de Caso e como procedimento metodológico, utilizou-se observação, questionário e entrevistas com questões abertas e fechadas, respondido por alunos, professore e produtores rurais. A análise dos dados deu-se na utilização da triangulação e das abordagens qualitativa e quantitativa conjuntamente. Os resultados permitiram identificar a visão e conhecimento mínimo que possuíam de sustentabilidade, o crescimento obtido após a aplicação da metodologia e postura do professor em relação aos alunos, bem como, os elementos facilitadores e dificultadores da prática pedagógica. As discussões foram encaminhadas no sentido de que a escola, enquanto espaço educativo, deve proporcionar ao estudante vivências diversificadas e facilitadoras da construção de sua identidade pessoal e profissional. Entende-se que o papel do professor na formação do Técnico em Aqüicultura é, além de oferecer conhecimentos técnicos, oferecer elementos de análise para formação não somente técnica, mas sobretudo humana. Os dados mostram que, embora a maioria dos professores não trabalhe a questão da sustentabilidade como se faz necessário, os alunos evidenciam a sua importância. Julgam de suma importância para sua formação os aspectos: diversificação de espaços de aprendizagem, a relação teoria-prática, e educação-trabalho, organização de projetos pedagógicos coletivos e individuais, valorização do trabalho coletivo, avaliação na perspectiva de desenvolvimento profissional, ênfase em valores como solidariedade, companheirismo e luta. As reflexões empreendidas demonstraram concepções que revelam um núcleo de representações que pode ser organizado em: tendência natural, tendência racional e tendência histórica, determinada segundo as trajetórias acadêmico-profissionais desses alunos. As concepções identificadas como tendência natural representam a relação homem-natureza pela idéia de que a posição do homem no ambiente é definida pela própria natureza e de que a educação, em particular a ambiental, tem como função reintegrar o homem à natureza e, por conseqüência, dapta-lo à sociedade. Na tendência racional estão discutidas as concepções que entendem que o homem tem domínio sobre a natureza pela razão instrumental, e que o papel da educação e da educação ambiental esgotasse na transmissão/aquisição de conhecimentos técnico-científicos que também são considerados como princípio da organização da sociedade. A tendência histórica é caracterizada pela idéia de que a relação homem-natureza é construída pela história social; a educação, em particular na sua dimensão ambiental, tem como função instrumentalizar, e democratizar os sujeitos para uma prática social ecológica e econômica. Destaca-se como relevante a metodologia aplicada, onde observa-se um ganho real tanto para os docentes quanto para os 22 discentes. Esse fato pode ser nitidamente percebido através da maior interação professor x aluno, confirmado no resultado final.