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Título:
Aqüicultura sustentável: uma experiência pedagógica
do módulo de limnologia do curso técnico de aqüicultura
da Escola Agrotécnica Federal de Alegre/ES.
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida
na Escola Agrotécnica Federal de Alegre-ES, especificamente no
módulo de Limnologia do Curso Técnico em Aqüicultura.
Teve como objetivo analisar o perfil dos alunos, a prática pedagógica
adotada, propondo uma nova experiência que visa a mudança
de atitude dos alunos, partindo de uma visão produtivista para
uma visão de utilização consciente dos recursos naturais,
permitindo sua constante reposição e realimentação,
preservando-a para as gerações futuras. Foi utilizado o
Estudo de Caso e como procedimento metodológico, utilizou-se observação,
questionário e entrevistas com questões abertas e fechadas,
respondido por alunos, professore e produtores rurais. A análise
dos dados deu-se na utilização da triangulação
e das abordagens qualitativa e quantitativa conjuntamente. Os resultados
permitiram identificar a visão e conhecimento mínimo que
possuíam de sustentabilidade, o crescimento obtido após
a aplicação da metodologia e postura do professor em relação
aos alunos, bem como, os elementos facilitadores e dificultadores da prática
pedagógica. As discussões foram encaminhadas no sentido
de que a escola, enquanto espaço educativo, deve proporcionar ao
estudante vivências diversificadas e facilitadoras da construção
de sua identidade pessoal e profissional. Entende-se que o papel do professor
na formação do Técnico em Aqüicultura é,
além de oferecer conhecimentos técnicos, oferecer elementos
de análise para formação não somente técnica,
mas sobretudo humana. Os dados mostram que, embora a maioria dos professores
não trabalhe a questão da sustentabilidade como se faz necessário,
os alunos evidenciam a sua importância. Julgam de suma importância
para sua formação os aspectos: diversificação
de espaços de aprendizagem, a relação teoria-prática,
e educação-trabalho, organização de projetos
pedagógicos coletivos e individuais, valorização
do trabalho coletivo, avaliação na perspectiva de desenvolvimento
profissional, ênfase em valores como solidariedade, companheirismo
e luta. As reflexões empreendidas demonstraram concepções
que revelam um núcleo de representações que pode
ser organizado em: tendência natural, tendência racional e
tendência histórica, determinada segundo as trajetórias
acadêmico-profissionais desses alunos. As concepções
identificadas como tendência natural representam a relação
homem-natureza pela idéia de que a posição do homem
no ambiente é definida pela própria natureza e de que a
educação, em particular a ambiental, tem como função
reintegrar o homem à natureza e, por conseqüência, dapta-lo
à sociedade. Na tendência racional estão discutidas
as concepções que entendem que o homem tem domínio
sobre a natureza pela razão instrumental, e que o papel da educação
e da educação ambiental esgotasse na transmissão/aquisição
de conhecimentos técnico-científicos que também são
considerados como princípio da organização da sociedade.
A tendência histórica é caracterizada pela idéia
de que a relação homem-natureza é construída
pela história social; a educação, em particular na
sua dimensão ambiental, tem como função instrumentalizar,
e democratizar os sujeitos para uma prática social ecológica
e econômica. Destaca-se como relevante a metodologia aplicada, onde
observa-se um ganho real tanto para os docentes quanto para os 22 discentes.
Esse fato pode ser nitidamente percebido através da maior interação
professor x aluno, confirmado no resultado final. |
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