Vilson Alves Moreira Dissertação na íntegra
 

Título: Diagnóstico da inserção pedagógica profissional e tecnológica da Escola Agrotécnica Federal de Salinas – MG junto aos pequenos produtores de agricultura familiar no município de Salinas – MG

Resumo: A realização se deu com o objetivo específico de avaliar o nível de inserção pedagógica profissional e Tecnológica da Escola Agrotécnica Federal de Salinas – MG para com os agricultores de renda familiar agrícola no município de Salinas, onde encontra-se sediada a referida instituição. Fundamentado nos dados levantados a partir do contexto social e agropecuário mais próximo de sua edificação, pode-se assim, ter perspectiva da atuação da EAFSALINAS- MG nas demais áreas de sua abrangência educacional, tecnológica, extensão e pesquisa. A partir destes dados é possível desenvolver ações objetivas e propositivas do fazer educacional pedagógico e tecnológico da escola junto as categorias sociais menos assistidas nos vários campos sócio-econômicos e políticos destes produtores agrícolas responsáveis por parcela significativa da produção alimentar para a sociedade local e regional. Perseguindo a hipótese de que não ocorre a referida inserção, foram entrevistados cinqüenta pequenos observou de forma qualitativa e em alguns aspectos também quantitativas o grau da percepção destes quanto a presença e/ou apoio da EAFSALINAS junto ao seu universo produtivo. De posse da tabulação dos dados pesquisados confirmou-se a hipótese inicial com resultados de declarações, testemunhos e porcentagens expressivas de que se propõe no caso específico estudado. Concluiu-se, que é necessário e urgente repensar e refazer a atuação desta escola enquanto instituição pública, observando seu potencial na contribuição do desenvolvimento sócio-econômico e cultural, local sustentável desta gente.