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Título:
Evasão e repetência no ensino técnico agrícola:
um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia de Pernambuco, Campus Agrícola de Vitória de
Santo Antão - PE
Resumo: Esta investigação
foi gerada a partir das inquietações resultantes da adoção
de um modelo de processo seletivo inclusivo, no qual se buscou priorizar
o ingresso na Instituição dos alunos oriundos da rede pública
e das camadas populares. O processo demonstrou êxito no que diz
respeito ao ingresso, todavia os resultados do rendimento escolar ao final
da primeiro série retrataram um quadro com índices preocupantes
de repetência, o que gerou a necessidade de um estudo mais aprofundado
do problema do fracasso escolar. Este estudo, portanto teve como objetivo
investigar as cansas do fracasso escolar a partir da visão de professores
e alunos. Tomando como base o uno de 2006, onde o índice de evasão
e reprovação atingiu 57%, a pesquisa foi desenvolvida no
Campus Vitória do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Construiu-se o perfil de professores
e alunos a partir de dados retirados do processo de seleção
e da coordenação de Recursos Humanos. Aplicou-se um questionário
aos professores e alunos. Além desses instrumentos de coleta de
dados foi utilizada a técnica de história oral com os alunos.
Os resultados da pesquisa nos apontam que os professores não se
sentem responsáveis pela situação de fracasso de
seus alunos. No entanto quando se fala em situação de sucesso
os professores apontam predominantemente sua prática pedagógica
como fator determinante. No que se refere aos alunos constatamos que eles
reconhecem a co-participação dos professores tanto na situação
de sucesso, quanto de fracasso, no entanto denotam que a superação
das dificuldades se dá mais pelo seu empenho esforço pessoal.
Os dados obtidos na pesquisa poderão nortear políticas e
ações que efetivamente possam contribuir para a reversão
da situação de fracasso dos alunos. Para isso necessariamente
os professores precisam ser co-responsáveis já que efetivamente
são eles que em sala de aula materializam as políticas da
Instituição. |
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