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Título:
Concepção e prática de projetos educacionais em assentamentos
rurais no estado do Rio de Janeiro: o PRONERA no Zumbi dos Palmares em
Campos dos Goytacazes/RJ.
Resumo: Este trabalho de pesquisa objetivou
revelar a atuação do Governo Federal face à educação
para a reforma agrária, no caso o Programa Nacional de Educação
na Reforma Agrária (PRONERA), no Rio de Janeiro; avaliar a relação
entre a concepção e a prática da proposta da educação
formulada e adotada pelo MST em assentamentos de reforma agrária
no Estado; analisar o papel da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
na elaboração e na aplicação do PRONERA no
estado do Rio de Janeiro. Avaliou-se como e a partir de quando surgiu
a educação popular no Brasil, a sua importância no
decorrer de nossa história, como as organizações
utilizaram e utilizam a educação popular e quais as suas
conquistas. Buscou-se também, demonstrar as diversas concepções
de educação popular de Paulo Freire, um dos principais teóricos
sobre o assunto. Foi feita uma breve síntese de projetos educacionais
desenvolvidos no Brasil, junto à população do campo,
no decorrer da história analisando a metodologia adotada. Demonstrou-se
a proposta da educação do MST, os princípios pedagógicos
e filosóficos que são adotados em suas escolas no dia-dia
e a concepção de educação que adotam. Na seqüência
procurou-se resgatar a história, o surgimento das idéias
de um projeto educacional que atenda a população rural,
levando em conta as características e especificidades que a população
do campo possui no Brasil; O Papel dos movimentos populares na concepção
desse projeto, no caso o PRONERA, a metodologia que é adotada,
e como foi a participação das Universidades. A UFRRJ elaborou
e executou um Projeto de Educação de Jovens e Adultos, com
a participação de representantes dos movimentos populares,
no caso o Movimento Sem Terra, e de órgãos governamentais
como o INCRA. O projeto foi desenvolvido no assentamento Zumbi dos Palmares
na cidade de Campos dos Goytacazes no Norte do Estado do Rio de Janeiro.
O projeto buscou atender as necessidades e especificidades da população.
Através de metodologia qualitativa procuramos definir como e quando
chegou a proposta de elaboração e execução
do Projeto de Educação de Jovens e Adultos na Universidade
Federal Rural do Rio de Janeiro e a participação da Assessoria
da Reitoria e do Instituto de Educação na elaboração,
da assessoria da reitoria e do MST na elaboração do projeto
e como foi a execução no campo, além dos problemas
percebidos na sua implantação: a resistência à
metodologia adotada, problemas com infra-estrutura e equipamentos. Avaliou-se
também a situação do assentamento Zumbi dos Palmares,
suas características, com maior ênfase aos núcleos
em que foi desenvolvido o Projeto de Educação de Jovens
e Adultos da UFRRJ. Efetuou-se ainda uma confrontação dos
resultados da pesquisa realizada pela equipe do PRONERA Nacional, pesquisa
esta realizada em nove Estados da Federação com metodologia
quantitativa, com a presente pesquisa realizada somente no Estado do Rio
de Janeiro com metodologia quantitativa. |
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