Valdemir Lúcio Durigon Dissertação na íntegra
 

Título: Concepção e prática de projetos educacionais em assentamentos rurais no estado do Rio de Janeiro: o PRONERA no Zumbi dos Palmares em Campos dos Goytacazes/RJ.

Resumo: Este trabalho de pesquisa objetivou revelar a atuação do Governo Federal face à educação para a reforma agrária, no caso o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), no Rio de Janeiro; avaliar a relação entre a concepção e a prática da proposta da educação formulada e adotada pelo MST em assentamentos de reforma agrária no Estado; analisar o papel da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro na elaboração e na aplicação do PRONERA no estado do Rio de Janeiro. Avaliou-se como e a partir de quando surgiu a educação popular no Brasil, a sua importância no decorrer de nossa história, como as organizações utilizaram e utilizam a educação popular e quais as suas conquistas. Buscou-se também, demonstrar as diversas concepções de educação popular de Paulo Freire, um dos principais teóricos sobre o assunto. Foi feita uma breve síntese de projetos educacionais desenvolvidos no Brasil, junto à população do campo, no decorrer da história analisando a metodologia adotada. Demonstrou-se a proposta da educação do MST, os princípios pedagógicos e filosóficos que são adotados em suas escolas no dia-dia e a concepção de educação que adotam. Na seqüência procurou-se resgatar a história, o surgimento das idéias de um projeto educacional que atenda a população rural, levando em conta as características e especificidades que a população do campo possui no Brasil; O Papel dos movimentos populares na concepção desse projeto, no caso o PRONERA, a metodologia que é adotada, e como foi a participação das Universidades. A UFRRJ elaborou e executou um Projeto de Educação de Jovens e Adultos, com a participação de representantes dos movimentos populares, no caso o Movimento Sem Terra, e de órgãos governamentais como o INCRA. O projeto foi desenvolvido no assentamento Zumbi dos Palmares na cidade de Campos dos Goytacazes no Norte do Estado do Rio de Janeiro. O projeto buscou atender as necessidades e especificidades da população. Através de metodologia qualitativa procuramos definir como e quando chegou a proposta de elaboração e execução do Projeto de Educação de Jovens e Adultos na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a participação da Assessoria da Reitoria e do Instituto de Educação na elaboração, da assessoria da reitoria e do MST na elaboração do projeto e como foi a execução no campo, além dos problemas percebidos na sua implantação: a resistência à metodologia adotada, problemas com infra-estrutura e equipamentos. Avaliou-se também a situação do assentamento Zumbi dos Palmares, suas características, com maior ênfase aos núcleos em que foi desenvolvido o Projeto de Educação de Jovens e Adultos da UFRRJ. Efetuou-se ainda uma confrontação dos resultados da pesquisa realizada pela equipe do PRONERA Nacional, pesquisa esta realizada em nove Estados da Federação com metodologia quantitativa, com a presente pesquisa realizada somente no Estado do Rio de Janeiro com metodologia quantitativa.