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Título:
De Professor para Professor: A Prática da Educação
Ambiental na Sala de Aula.
Resumo:O trabalho teve
por objetivo investigar a contribuição de práticas
de Educação Ambiental (EA), no projeto pedagógico
do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio
de Janeiro (CTUR). Inicialmente, foi feito um estudo exploratório
com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio em Agropecuária
Orgânica e uma parte dos funcionários da escola, utilizando-se,
como elementos de motivação, vídeos de curta duração,
visita pelas instalações do colégio para observação
de um problema ambiental específico - o lixo comum, e visita guiada
ao depósito de lixo da cidade de Seropédica. Após
essas atividades, foi feito um levantamento da percepção
ambiental dos participantes, mediante manifestações livres
por meio da elaboração de relatórios do que foi visto
e discutido nas atividades, seguido de uma exposição de
idéias, com apresentação de soluções
possíveis para o problema do lixo escolar. À continuação,
foi aplicado um questionário semiestruturado com questões
abertas, nas quais o entrevistado manifestou-se livremente por escrito
sobre o tema proposto, e com questões fechadas pré-formuladas,
mediante as quais assinalava respostas que melhor representavam sua opinião.
Responderam ao questionário 65 entrevistados, entre estudantes
e funcionários. Os questionários foram analisados estatisticamente
por dispersão e pelos resultados, observou-se que os argumentos
dos entrevis tados foram tipicamente cartesianos. Essa visão reducionista
limita a capacidade de enxergar o problema de uma forma sistêmica,
pois são argumentos que apresentam uma concepção
mecanicista do universo, cujas leis, de acordo com essa concepção,
poderiam em tese, ser aprendidas objetivamente mediante procedimentos
científicos. Essas estruturas de pensamento não são
exclusivas dos entrevistados, sobretudo dos estudantes. Elas foram certamente
consolidadas no convívio familiar, nas relações de
vizinhança e nos demais grupos de relacionamento, inclusive na
escola. Dentro desta perspectiva, entende-se que à EA cabe a tarefa
de desarmar essas estruturas de pensamento que percebem a relação
homem/natureza dentro de uma mecânica binária na lógica
formal e racionalista. Esta pesquisa serviu-se de uma população
especial que pode ser considerada representativa da elite discente do
país. Portanto, não se tratam de conclusões generalizadas
sobre o conjunto da população brasileira. Se essa premissa
é verdadeira, a constatação é de que a situação
é preocupante, pois a grande maioria dos brasileiros seguramente
encontra-se em condições instrucionais menos privilegiadas
do que os participantes dessa pesquisa, sustentando o argumento de que
os resultados obtidos são representativos e espelham a realidade
brasileira, o que subsidiaria a premência na
implementação da EA no currículo das escolas de todo
o país. A análise dos resultados obtidos na pesquisa permitiu
uma interpretação e um diagnóstico mais preciso e
pormenorizado do quadro da EA nos seus mais variados aspectos no âmbito
do CTUR. Como resultado, puderam-se identificar equívocos e falhas,
decorrente principalmente de uma abordagem superficial da EA na instituição.
Foi dado um conjunto de sugestões, de caráter epistemológico,
para auxiliar no Projeto Político Pedagógico da instituição
e na implementação efetiva da EA, entendendo que a tarefa
do professor é, não só complementar essa sugestão,
como também encontrar respostas às provocações
que o tema evoca e, assim, propor formas alternativas de pensamento e
de atuação. |
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