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Título:
Trabalhando o campo e construindo conhecimento matemático:
uma perspectiva etnomatemática dos trabalhadores rurais
Resumo: Esta dissertação
visa contribuir para uma discussão sobre o ensino de matemática
em instituições de educação voltadas para
o curso técnico em agropecuária sob a perspectiva da etnomatemática.
Partindo do pressuposto de que obtemos o conhecimento a partir de algo
conhecido para se atingir um novo saber, que poderá ser utilizado
em outras situações, procuramos resgatar o conhecimento
matemático de trabalhadores rurais, da zona rural do Município
de Rio Pomba, situado no Estado de Minas Gerais, Brasil, em suas atividades
do dia-a-dia. Como grande parte dos alunos destas instituições
vêm de ambiente agrícola e, por isso, estão inseridos
nesse contexto, poderão valorizar o conhecimento popular que trazem
consigo, entender melhor o ambiente em que vivem e exercer a sua cidadania.
Adotamos nesta pesquisa uma abordagem qualitativa como metodologia. Foi
realizado um estudo sobre a linha de pesquisa relativamente nova em Educação
Matemática, a Etnomatemática. Em seguida, são relatados
alguns trabalhos de pesquisa já desenvolvidos no Brasil sobre a
mesma temática. Foram entrevistados trabalhadores rurais em seu
ambiente de trabalho e analisados os conhecimentos matemáticos
embutidos nas suas atividades cotidianas, os quais acontecem de forma
natural. Os achados em campo serviram para confirmar que os sistemas de
conhecimento matemático permitem a sobrevivência e, além
disso, respondem a questões existenciais importantes para o grupo
cultural ao qual buscamos valorizar e respeitar. |
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