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Título:
Sustentabilidade ambiental e formação profissional
do técnico em agropecuária: analisando novos caminhos em
busca da ambientalização dos cursos
Resumo: Buscamos, com
esse trabalho, analisar os caminhos escolhidos pelo Colégio Técnico
da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR) e pelo Colégio
Agrícola Nilo Peçanha (CANP), ligado a Universidade Federal
Fluminense, para a institucionalização das questões
socioambientais, e como essas escolhas afetaram a formação
do Técnico em Agropecuária. Objetivamos constatar como essas
questões entram no cotidiano da formação do Técnico
em Agropecuária e as afetam, quais as motivações
para essa inserção e quais as dificuldades encontradas pelos
envolvidos nesse processo. Nossa pesquisa teve cunho qualitativo e utilizou
como instrumentos: análise documental, entrevistas, observação
participante e questionário, além do aprofundamento teórico
sobre: Ciência e Educação, Educação
Ambiental e Educação Agrícola. Os resultados demonstram
que as duas Instituições estão em processo dinâmico
de inserção das questões socioambientais na formação
do Técnico em Agropecuária, e nos permitem afirmar que elas
estão em momento de crise, em que pensamentos tecnicistas, historicamente
hegemônicos, estão sendo questionados por posturas progressistas
de educação. Os resultados também apontam para uma
maior possibilidade de permanência nas transformações
ocorridas no CTUR, visto que elas foram registradas em documentos da Instituição
e alcançaram maior ênfase nas respostas de seus egressos.
Concluímos que o que incentiva a inserção das questões
socioambientais nas duas Instituições é o desejo
de responder às demandas sociais e que os maiores obstáculos
são em última instância dois: a orientação
tecnicista que ainda predomina nas Instituições e a formação
da comunidade educativa que se deu, em sua grande maioria, dentro do sistema
convencional de produção e da tendência educacional
Liberal Tecnicista. |
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