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Título:
As relações entre o estado e a escola: um estudo sobre o
desenvolvimento da educação profissional de nível
médio no Brasil.
Resumo: Este trabalho foi realizado
com a finalidade de estudar a dualidade entre o ensino propedêutico
e a educação profissional de nível médio,
que tanto tem preocupado a sociedade brasileira. Ao longo do estudo, priorizamos,
sobretudo, as relações entre as instituições,
no intuito de entender como elas ocorrem, percorrendo os caminhos da ideologia
dominante, num dos principais Aparelhos Ideológicos do Estado que
é a Escola. A pesquisa de cunho qualitativo se desenvolveu, com
base nos principais precedentes históricos da educação
no Brasil. Para melhor compreensão, foi feita uma retrospectiva
histórica, desde o Brasil Colônia, com ênfase nas reformas
governamentais implementadas na área da educação,
incluindo suas causas e efeitos. A legislação educacional
pertinente foi estudada, nos seus principais marcos. Ao final, foram analisados
os reflexos da implantação das reformas educaciona is, no
Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de
Janeiro (CTUR), com ênfase na reforma ocorrida na década
de 1990. A guisa de conclusões observou-se que a escola tem, através
dos tempos, atuado como Aparelho Ideológico do Estado, reproduzindo
ideologias e desigualdades sociais. No entanto, a pesquisa também
apontou ações que podem transformar a escola de mera reprodutora
em importante componente da transformação social. Essas
ações passam por uma nova estrutura curricular e pela democratização
do acesso, tanto ao ensino médio, quanto ao ensino superior. A
melhoria do ensino fundamental público e da formação
de professores, voltada para uma reflexão crítica, também
são apontadas como fatores importantes de superação
da dualidade educacional no Brasil.
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