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Título:
Compactação do solo: contextualizando o ensino de Física
no curso técnico em agropecuária.
Resumo: A constatação
que o ensino da disciplina Física no Brasil, ainda se pratica de
forma descontextualizada, reflete numa formação deficitária
para os discentes das escolas técnicas agrícolas. Este fato
evidencia que no ensino de Física ainda é ressaltado a memorização
de fórmulas com aplicações simplesmente numéricas
e que os conceitos são transmitidos sem levar em consideração
a realidade do cotidiano e os conhecimentos prévios que os discentes
trazem em suas bagagens cognitivas. Essa prática torna a disciplina
Física, principalmente nas escolas técnicas agrícolas,
alienada no que diz respeito às questões sociais, ambientais,
tecnológicas e políticas. Isso é prejudicial para
a formação de futuros técnicos, pois é necessário
que eles saiam com formação integral, isto é, uma
formação voltada para a cidadania, autonomia e fortalecendo
o aprender a aprender. Mudar essa problemática é possível
quando se leva em consideração que a Física necessita
ser trabalhada se desprendendo de certos padrões de referenciais
pedagógicos, ressaltando a busca em epistemologias contemporâneas
que leve em consideração a contextualização,
a interdisciplinaridade, aprendizagem significativa e metodologia de pesquisa.
O presente trabalho foi realizado no Instituto Federal de Educação
Ciência Tecnologia do Pará/Campus Castanhal com discentes
de uma turma de 2a série do Ensino Médio Integrado do Curso
Técnico em Agropecuária. A pesquisa teve como objetivo verificar
como o ensino de Física pode contribuir para a contextualização
do estudo da compactação dos solos no curso técnico
em agropecuária no IFPA/Campus Castanhal, visando melhorar este
desempenho e fazendo com que passem olhar a disciplina sob outro prisma.
Uma visão onde o ensino de Física esteja presente em seu
cotidiano. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada mediante
o desenvolvimento de uma proposta, analisando informações
que foram obtidas mediante questionários, seminários, testes
e atividades no laboratório de Física do solo e no campo.
Os questionários com perguntas abertas sobre a disciplina Física
e o tema compactação do solo mostrou que antes da pesquisa
a maioria dos alunos não enxergava a Física com bons olhos,
isto é, não gostavam e não lhes era atraente, e demonstraram
desconhecimento do tema compactação do solo. No decorrer
das atividades, mudou a postura dos discentes com relação
à Física e a compactação dos solos. Os questionários
no final da pesquisa mostraram que o caminho a ser seguido para diminuir
a distância que separa os conteúdos da Física e das
disciplinas da área técnica perpassa por metodologias que
enfatizam a contextualização, interdisciplinaridade, aprendizagem
significativa e metodologia de projeto. O colóquio, as atividades
no laboratório de Física do solo e no campo ressaltaram
a necessidade de se desgarrar do tradicional no ensino. Dessa forma o
trabalho de pesquisa buscou aplicar a contextualização a
partir de um tema gerador que é “solo”, cujo intuito
foi investigar o grau de compactação de diferentes áreas
de manejos do Campus Castanhal do IFPA e estabelecer a relação
entre os conceitos básicos da Física e os das ciências
do solo, constatando que são os mesmos. |
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