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Título:
A educação agrícola no sistema escola fazenda e com
a lei de diretrizes e bases da educação nacional: uma análise
crítica da disciplina de mecanização agrícola.
Resumo: A Reforma da Educação
Profissional, com base na lei 9.394/96 (LDBEN), determinou objetivos e
funções às Escolas Agrotécnicas Federais que
resultaram em mudanças no sistema de ensino escola-fazenda (SEF),
sobretudo na disciplina Mecanização Agrícola. Tais
mudanças constituem o objeto de investigação deste
trabalho, cujo objetivo é compreender como elas se efetivaram no
SEF, a fim de se verificar se a reforma acentuou o distanciamento entre
saber e fazer e, assim, suplantou a prática pela teoria. O estudo
inclui uma caracterização do SEF de 1973 a 1986, para mostrar
os reflexos da reforma no atual processo pedagógico, em especial
nessa disciplina. Como procedimento metodológico, num primeiro
momento a pesquisa se apoiou no levantamento bibliográfico de publicações
relativas ao tema e de documentos oficiais; depois, na coleta de dados
sobre a implantação da reforma na Escola Agrotécnica
Federal de Uberaba. Um exame da legislação e a análise
dos dados sugerem que, se o SEF proporcionava as condições
para que houvesse consistência e equilíbrio entre teoria
e prática no ensino, a reforma priorizou a teoria, resultando em
uma deficiência na formação do técnico, agora
mais teórica. Essas constatações nos permitem concluir
que algo deve ser feito para se reverter tal quadro e implementarem correções
que cubram as falhas na formação do profissional de nível
técnico, com um modelo de formação que pressuponha
a imbricação teoria–prática, como o SEF, porém
com atualização metodológico-tecnológica e
de acordo com a legislação atual. |
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