Paulo Vitório Biulchi Dissertação na íntegra
 

Título: A educação agrícola no sistema escola fazenda e com a lei de diretrizes e bases da educação nacional: uma análise crítica da disciplina de mecanização agrícola.

Resumo: A Reforma da Educação Profissional, com base na lei 9.394/96 (LDBEN), determinou objetivos e funções às Escolas Agrotécnicas Federais que resultaram em mudanças no sistema de ensino escola-fazenda (SEF), sobretudo na disciplina Mecanização Agrícola. Tais mudanças constituem o objeto de investigação deste trabalho, cujo objetivo é compreender como elas se efetivaram no SEF, a fim de se verificar se a reforma acentuou o distanciamento entre saber e fazer e, assim, suplantou a prática pela teoria. O estudo inclui uma caracterização do SEF de 1973 a 1986, para mostrar os reflexos da reforma no atual processo pedagógico, em especial nessa disciplina. Como procedimento metodológico, num primeiro momento a pesquisa se apoiou no levantamento bibliográfico de publicações relativas ao tema e de documentos oficiais; depois, na coleta de dados sobre a implantação da reforma na Escola Agrotécnica Federal de Uberaba. Um exame da legislação e a análise dos dados sugerem que, se o SEF proporcionava as condições para que houvesse consistência e equilíbrio entre teoria e prática no ensino, a reforma priorizou a teoria, resultando em uma deficiência na formação do técnico, agora mais teórica. Essas constatações nos permitem concluir que algo deve ser feito para se reverter tal quadro e implementarem correções que cubram as falhas na formação do profissional de nível técnico, com um modelo de formação que pressuponha a imbricação teoria–prática, como o SEF, porém com atualização metodológico-tecnológica e de acordo com a legislação atual.