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Título:
As intervenções da física no curso técnico
em agropecuária: um estudo de caso no Instituto Federal de Pernambuco
- Campus Barreiros
Resumo: O presente trabalho foi realizado
no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
de Pernambuco/Campus Barreiros com alunos da segunda série do Ensino
Médio profissionalizante do Curso Técnico em Agropecuária.
A pesquisa teve como objetivo verificar se a utilização
de uma metodologia de construção de projeto associada a
atividades interdisciplinares promove melhora no desempenho escolar destes
alunos. Concretamente, foi realizado um estudo iniciado pela construção
de um coletor solar com materiais de baixo custo feito pelos alunos do
Campus Barreiros. Atividades interdisciplinares baseadas na construção
e no funcionamento do coletor foram realizadas sempre tendo a física
como disciplina base, juntamente com outras disciplinas do ensino médio
e área técnica. Nestas atividades realizadas pelos alunos
era analisada a construção do conhecimento físico
por meio da análise do discurso em situações problematizadoras.
Além da construção do coletor e da realização
das atividades interdisciplinares foi analisada a avaliação
feita em duas etapas (antes e após a realização das
atividades) que ajudou a identificar as contribuições da
construção do coletor como ferramenta educativa no aprendizado
de conceitos de física dos alunos. A mesma avaliação
foi realizada em outro Campus do mesmo Instituto, sem os alunos deste
terem realizado as atividades interdisciplinares e a construção
do coletor solar. A análise das atividades desenvolvidas pelos
alunos do Campus Barreiros esteve focada na produção/evolução
do conhecimento, nas interações promovidas no campo das
relações conceituais e comunicativas e dos resultados da
comparação das notas obtidas pelos alunos dos dois campi.
A pesquisa contribui com estudos interessados no aprendizado e no desenvolvimento
das capacidades dos alunos de interagir e articular os diversos saberes
e que possibilitam ações práticas em física.
Os conceitos de física trabalhados dentro do projeto estão
contextualizados o que ajuda a melhorar as aulas ao provocar curiosidade
e motivação nos alunos, auxiliando na formação
das estruturas de raciocínio, necessárias para uma aprendizagem
efetiva que permita ao aluno gerenciar os conhecimentos adquiridos. Tratar
esta disciplina como um caminho que leve às descobertas do mundo
que o rodeia, é papel do professor. Se a escola é um ambiente
que não só permite, mas estimula seguir as trilhas desse
caminho, ela está atendendo à verdadeira natureza das ações
humanas. Ensinar física num contexto de mundo agrário é,
então, permitir o despertar de uma energia que pode produzir conhecimento
naturalmente. |
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