Monica Bomtempo Reis Soares Dissertação na íntegra
 

Título:Formação profissional empreendedora sob a visão pedagógica

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar as práticas de difusão da educação empreendedora e práticas pedagógicas interdisciplinares, bem como, a atuação na empresa Junior e na incubadora de empresas no curso técnico em agropecuária no Campus Rio Pomba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Os profissionais deverão estar preparados para o mundo do trabalho e exercício da cidadania como um trabalhador empreendedor, com visão para as oportunidades de negócios. A implementação da educação empreendedora nas escolas de educação profissional técnica e tecnológica deve basear-se no desenvolvimento de habilidades empreendedoras nos alunos. Para que este modelo de ensino empreendedor tome forma será necessário que a cultura empreendedora faça parte de toda a comunidade escolar, órgãos e setores envolvidos bem como a sociedade. A metodologia utilizada foi o estudo de caso por meio de questionário aplicado aos professores e egressos, com o objetivo de analisar o que os professores pensam sobre a formação empreendedora nos alunos dos cursos técnicos. Quanto aos egressos buscou-se conhecer a sua formação técnica e a importância da formação empreendedora na vida profissional. A proposta faz uso de metodologias como descrever as diretrizes para o ensino técnico integrado, analisando e propondo uma nova matriz curricular, identificando os principais problemas da educação dentro da instituição, práticas pedagógicas que correspondam a um modelo de ensino profissionalizante voltado para a formação empreendedora, estimulando o espírito empreendedor e fornecendo instrumentos para que os alunos encontrem seu lugar no mercado também como empresários.