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Título:Formação
profissional empreendedora sob a visão pedagógica
Resumo: O presente trabalho tem por
objetivo analisar as práticas de difusão da educação
empreendedora e práticas pedagógicas interdisciplinares,
bem como, a atuação na empresa Junior e na incubadora de
empresas no curso técnico em agropecuária no Campus Rio
Pomba do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Os profissionais deverão
estar preparados para o mundo do trabalho e exercício da cidadania
como um trabalhador empreendedor, com visão para as oportunidades
de negócios. A implementação da educação
empreendedora nas escolas de educação profissional técnica
e tecnológica deve basear-se no desenvolvimento de habilidades
empreendedoras nos alunos. Para que este modelo de ensino empreendedor
tome forma será necessário que a cultura empreendedora faça
parte de toda a comunidade escolar, órgãos e setores envolvidos
bem como a sociedade. A metodologia utilizada foi o estudo de caso por
meio de questionário aplicado aos professores e egressos, com o
objetivo de analisar o que os professores pensam sobre a formação
empreendedora nos alunos dos cursos técnicos. Quanto aos egressos
buscou-se conhecer a sua formação técnica e a importância
da formação empreendedora na vida profissional. A proposta
faz uso de metodologias como descrever as diretrizes para o ensino técnico
integrado, analisando e propondo uma nova matriz curricular, identificando
os principais problemas da educação dentro da instituição,
práticas pedagógicas que correspondam a um modelo de ensino
profissionalizante voltado para a formação empreendedora,
estimulando o espírito empreendedor e fornecendo instrumentos para
que os alunos encontrem seu lugar no mercado também como empresários. |
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