Moacir Soares Pereira Dissertação na íntegra
 

Título: O estágio supervisionado na formação dos alunos do Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira/SC: a relação entre o discurso e a prática

Resumo: O desenvolvimento de capacidades cognitivas e operativas para atuação no trabalho, bem como a conquista dos direitos de cidadania são contribuições da educação escolar, hoje temos a possibilidade de construir uma outra práxis a partir de nossa própria busca: vivemos um momento único na história, no qual é possível enfrentar com maior competência os desafios e as nossas incertezas. O compromisso das escolas vai além de preparar profissionais que tenham aprendido a aprender, requerem um modelo de educação profissional que tenhas seus pressupostos no desenvolvimento de uma competência em estreita interação entre educação, tecnologia, trabalho e cidadania que faz a diferença numa sociedade, pois egressos de sistemas educacionais eficazes são autores no crescimento de uma nação. Diante deste contexto e face aos novos desafios é necessário buscar novos subsídios entre os Alunos do Colégio Agrícolas Senador Carlos Gomes de Oliveira de origem Urbana e Rural. Através de novas práticas pedagógicas, o Estágio Supervisionado tem muito a acrescentar partindo das perspectivas que o estagiário apontar em relação ao significado que ele atribui ao estágio. Respeitando a legislação que dispõe sobre estágios de estudantes de estabelecimentos de ensino superior e de ensino profissionalizante do 2°grau e supletivo e dá outras providências é necessário que o colégio acompanhe as novas tendências do estágio supervisionado. Como o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, é necessário estar sensível às novidades, pois só irá sobreviver quem for apaixonado e pelo resto da vida não deixará de ser um estudante estagiário, ou seja, aquele que tem a sensibilidade de encantamento para com os novos conhecimentos.