Marcos Pascoalino Dissertação na íntegra
 

Título: Razão comunicativa e racionalidade tecnológica

Resumo: O presente trabalho, proposto nesta dissertação, tem como foco o processo de comunicação, diálogo e razão comunicativa desenvolvida entre os atores (professores, servidores e alunos) e o ambiente acadêmico do CEFET-RP. Procurou-se organizar o trabalho primeiramente a partir de uma aproximação da educação no contexto da teoria da "ação comunicativa" de Habermas, uma vez que, em sua formulação a racionalidade surge de um processo efetivo de comunicação, que ocorre entre indivíduos situados num contexto histórico político, que compartilham o mundo vivido, o que condiz com nossa realidade, onde professores, servidores e alunos fazem parte deste contexto. Buscou-se em um segundo momento uma pesquisa, objetivando investigar junto aos atores (professores, servidores e alunos) como se processa a comunicação, o diálogo e a racionalidade comunicativa, assim como a avaliação do ambiente acadêmico do CEFET-RP. Constatou-se problemas de diálogo e comunicação, assim como o desenvolvimento de uma pedagogia tradicional fundada em uma estrutura curricular fragmentada, organizada em compartimentos estanques e uma relação teoria-prática desassociada, interferindo e até impedindo o desenvolvimento de uma ação comunicativa, prejudicando assim o processo de construção do conhecimento por parte do aluno.