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Título:
Razão comunicativa e racionalidade tecnológica
Resumo: O presente trabalho, proposto
nesta dissertação, tem como foco o processo de comunicação,
diálogo e razão comunicativa desenvolvida entre os atores
(professores, servidores e alunos) e o ambiente acadêmico do CEFET-RP.
Procurou-se organizar o trabalho primeiramente a partir de uma aproximação
da educação no contexto da teoria da "ação
comunicativa" de Habermas, uma vez que, em sua formulação
a racionalidade surge de um processo efetivo de comunicação,
que ocorre entre indivíduos situados num contexto histórico
político, que compartilham o mundo vivido, o que condiz com nossa
realidade, onde professores, servidores e alunos fazem parte deste contexto.
Buscou-se em um segundo momento uma pesquisa, objetivando investigar junto
aos atores (professores, servidores e alunos) como se processa a comunicação,
o diálogo e a racionalidade comunicativa, assim como a avaliação
do ambiente acadêmico do CEFET-RP. Constatou-se problemas de diálogo
e comunicação, assim como o desenvolvimento de uma pedagogia
tradicional fundada em uma estrutura curricular fragmentada, organizada
em compartimentos estanques e uma relação teoria-prática
desassociada, interferindo e até impedindo o desenvolvimento de
uma ação comunicativa, prejudicando assim o processo de
construção do conhecimento por parte do aluno.
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