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Título:
Promoção do desenvolvimento rural através
da agregação de valor na produção de banana,
uma atividade de ensino e de extensão na EAF-Iguatu-Ceará.
Resumo: O presente trabalho
teve como propósito utilizar como uma atividade de ensino e extensão
na Escola Agrotécnica de Iguatu-CE a promoção do
desenvolvimento rural através da agregação de valor
na produção de banana. Nesse sentido, foi produzido com
os estudantes da habilitação de agroindústria o material
didático que pudesse ser utilizado para a capacitação
dos produtores; instrumentalizaram-se os agricultores com técnicas
de formulações para que eles aprendam a agregar valor à
produção da banana; foram propostos métodos educativos
de conservação, processamento e armazenamento apropriado
à agroindústria artesanal e procedera-se a orientação
uma produção de alimentos seguro através das boas
práticas de manipulação para a produção
de alimentos. Dois grupos de 20 estudantes foram constituídos,
sendo o primeiro do Curso de Agroindústria da 2ª série
4° período. E o segundo por alunos que já haviam cursado
a disciplina no início no período anterior do 1° e 2°
período subseqüente, sendo este grupo denominado de turma
controle. Para a atividade de extensão participaram 17 pessoas,
da comunidade do Quixoá que foi identificada como a adequada á
proposta uma vez que tem número expressivo de produtores de banana
da região. Procedera-se as avaliações do processo
de aprendizagem dos alunos inseridos nessa atividade de pesquisa enquanto
sujeitos utilizando-se de um instrumento de avaliação construídos
a partir de afirmativas referentes aos conceitos e conhecimentos necessários
para compreender estas etapas, pontuados com uma escala variando entre
"'discordo muito" ao "concordo muito", com centro
em "nem discordo, nem concordo", totalizando sete pontos. Esse
instrumento foi aplicado em três etapas diferentes, sendo a primeira
aplicação representativa da condição zero,
sem envolvimento com as atividades do projeto e as demais no decorrer
das atividades. Os alunos foram também avaliados pelos extensionistas
que participaram do curso que eles desenvolveram como atividade desse
trabalho, através de um questionário que indicava informações
relacionadas ao conhecimento e segurança dos mesmos durante o curso.
O produto processado, doce de banana, foi avaliado em relação
aos parâmetros físico- químicos, sensoriais e microbiológigos.
Na avaliação da aprendizagem foi verificado que a apropriação
do conhecimento se deu forma gradativa, na medida em que os alunos foram
sendo inserido no contexto das unidades contempladas na disciplina, consolidando
o seu conhecimento fosse consolidado, e avaliando-os em relação
ou segundo o grupo, verificou-se que o a metodologia usada contribui para
uma melhor compreensão das atividades proposta no projeto que foi
desenvolvido dentro da disciplina, fazendo com que o aluno buscasse fazer
a interdisciplinaridade com as demais disciplinas para melhor fundamentar
a sua proposta de trabalho. O amadurecimento apresentado pelos alunos
na atividade de extensão mostra o quanto uma metodologia alternativa
para trabalhar os conteúdos de uma disciplina pode contribuir para
o aprendizado do educando de forma mais agradável e produtiva,
fazendo-o se sentir um agente ativo de todo o processo, atribuindo a ele
responsabilidades e permitindo que demonstre o conhecimento adquirido
de forma organizada e tutorada para entender melhor o processo de ensino
aprendizagem. |
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