|
Título:
O Uso de Ambiente Virtual de Aprendizado no apoio ao Ensino
Presencial na disciplina de Informática do IFES – Campus
Santa Teresa
Resumo: O objetivo deste
trabalho é narrar os resultados de uma pesquisa que investigou
a adoção de um ambiente virtual de aprendizado na disciplina
presencial de informática por alunos de duas turmas em relação
a outras duas turmas que não estão utilizando este meio.
As quatro turmas são integrantes das 1ªs Séries do
Ensino Médio do ano letivo de 2009 do IFES – Campus Santa
Teresa. Para alcançar o objetivo desta avaliação,
em primeiro momento foi aplicado um questionário no mês de
Fevereiro/2009 aos alunos das quatro turmas, que visava compreender como
estava o nível de conhecimento na disciplina de Informática
naquele momento. No segundo momento foi investigado o desempenho das quatro
turmas em notas de avaliações durante o ano letivo de 2009.
As duas turmas (A e B) com total de 69 alunos tiveram acesso ao Ambiente
Virtual de Aprendizado Moodle, no site www.eafst.gov.br/moodle, onde foram
ensinados os conteúdos utilizando este meio, e para as outras duas
turmas (C e D), tendo um total de 63 alunos, foram ensinados os mesmos
conteúdos sem este meio. As turmas A e B obtiveram desempenho de
91% e as turmas C e D obtiveram desempenho de 80%. No Terceiro momento
foi aplicado outro questionário no mês de Dezembro/2009 aos
alunos das quatro turmas que visava medir o nível de conhecimento
da disciplina de informática. As principais conclusões do
trabalho, apontam que os alunos que estão utilizando o ambiente
virtual de aprendizado estão tendo mais contato com os conteúdos
da disciplina informática dentro e fora da sala de aula e, sendo
assim, o desempenho destes tem sido melhor que o dos alunos que não
estão utilizando. |
|