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Título:
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
de Rondônia e seu trabalho nas questões étnico-raciais
no âmbito da Lei 10.639/03
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi
conhecer principalmente através da análise do Currículo
e do PPI como o IFRO – Campus de Colorado do Oeste, no aspecto da
sua função social e socialização pela igualdade,
tem trabalhado nos últimos dois anos as questões étnico-raciais
a partir da Lei 10.639/03. Tal Lei serve como instrumento para que os
professores incluam em seus discursos a valorização da História
e Cultura Afro-Brasileira. Salienta-se que tal lei foi alterada pela 11.645/2008
e, no caso da última, foi acrescentado nela que as escolas também
devem atribuir valor à História e Cultura Indígena.
No que diz respeito ao papel social do Instituto foi verificado se tem
sido desenvolvidas ações que propiciem também o acesso
e a permanência de alunos negros nesse ambiente escolar. Ressalta-se,
porém que foi trabalhada apenas a Lei 10.639/03, pois a mesma já
está em vigor há seis anos e trata das questões relacionadas
à temática africana. Tal trabalho foi realizado numa turma
de 3 º ano do Curso Técnico Agrícola em Agropecuária
Integrado ao Ensino Médio através de pesquisa qualitativa
exploratório-descritiva e análise qualitativa, utilizando
questionários com questões semi-estruturadas. Foram coletados
dados, também através de questionários, com alguns
servidores do quadro pedagógico e com professores de História,
Geografia, Biologia, Sociologia, Filosofia, Português, Literatura
e Artes e foram também analisados os Planos Anuais, dos últimos
três anos, dessas disciplinas para constatar se houveram nos últimos
dois anos a preocupação em se tratar da valorização
da temática africanista por parte desses educadores. Diante das
falhas encontradas é preciso focar num trabalho de construção
conjunta, envolvendo vários setores e ou departamentos da escola
visando com esse trabalho coletivo maior inclusão étnico-racial.
Esse trabalho indica que é necessária a implementação
da valorização das múltiplas identidades dos alunos
do Campus Colorado do Oeste e que tal valorização só
será possível através da implantação
de um Currículo Escolar capaz de responder às especificidades
de cada aluno. Ressalta-se, a importância do Instituto para o desenvolvimento
social e étnico-racial de Colorado do Oeste, uma vez que os dados
referentes ao Censo do IBGE mostraram em 2000, um índice de 46,12%
de afrodescendentes. Salienta-se que decorreram sete anos após
o sancionar da Lei 10.639/03, mas que ainda é preciso inserir no
Currículo a temática africanista e que à implementação
da política de implantação concreta da Lei 10.639,
de 2003 não cabe mais impasses e ainda que a busca de soluções
para a sua real implantação a partir de então já
será tardia. |
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