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Título: A perspectiva da Autoavaliação Institucional e seus desafios no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
Resumo: O estudo caracterizou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa, partindo de uma investigação de fontes bibliográficas, documentais, observação de campo e entrevistas semiestruturadas. O objetivo geral foi analisar o processo de autoavaliação institucional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. As preocupações iniciais concentraram-se no ponto de vista das políticas de avaliação da educação superior, face à realidade dos Institutos Federais. Assim, partiu-se de uma análise macro dos referenciais teóricos na área, do ponto de vista conceitual da avaliação educacional e da avaliação institucional, para embasar o processo de avaliação interna, também denominado de autoavaliação. Continuando a análise, abordou-se os marcos regulatórios e históricos das políticas de avaliação da educação superior no Brasil. A fim de contextualizar a realidade, as características e as especificidades do IFRJ, a pesquisa buscou também caracterizar a sua trajetória sócio-educacional, mediante os documentos oficiais da instituição e das entrevistas. A seguir apresentou-se os referenciais teórico-metodológicos que contribuíram para fundamentar a presente investigação. A partir deste embasamento, buscou-se analisar as experiências e os desafios do processo de autoavaliação institucional na instituição com base em documentos legais, nas entrevistas e nas observações de campo. Finalmente, na secção resultados e discussão, foram analisados os dados coletados, oportunizando situar o despontar da autoavaliação institucional do IFRJ nas vozes dos informantes-chave. Este grupo foi constituído por gestores e membros das comissões de autoavaliação que acompanharam a transformação da instituição em Instituto Federal, apresentando proposições e desafios para o IFRJ. A contribuição principal do estudo foi a possibilidade de socializar experiências de autoavaliação institucional no IFRJ, em instituições federais e outras instituições educacionais. O mergulho no tema levou a uma reflexão sobre a importância da autoavaliação na educação superior. |
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