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Título:
O Setor de produção do IFMT Campus Campo Novo do Parecis
e o planejamento estratégico: realidade e percepções
Resumo: A presente dissertação
teve como objetivo conhecer o que professores, alunos e técnicos
administrativos envolvidos com o setor de produção pensam
e sentem acerca deste setor, de sua realidade atual e de sua projeção
para o futuro, especialmente quanto a sua forma de organização,
manutenção e expansão. Procurou demonstrar a relevância
do setor de produção no processo de formação
profissional e seu papel atual no desenvolvimento do campus, bem como
observar as percepções destes atores quanto ao planejamento
estratégico, seu papel e importância gerencial na complementaridade
da ação educacional. A pesquisa, de cunho qualitativo e
exploratório, utilizou da pesquisa bibliográfica para rever
a criação e constituição dos Institutos Federais
e do Campus Campo Novo do Parecis, da pesquisa documental para conhecer
os documentos institucionais que tratam do planejamento estratégico
no Instituto Federal de Mato Grosso e da pesquisa de campo, através
do uso de questionários elaborados com questões abertas,
para conhecer as percepções dos participantes da pesquisa
quanto ao setor de produção e quanto ao planejamento estratégico.
A fundamentação teórica do trabalho baseou-se na
revisão bibliográfica do planejamento na gestão pública,
do planejamento estratégico e do planejamento da gestão
escolar, e da teoria das representações sociais. Os resultados
revelam, primeiramente, que falta à instituição elaborar
e aprovar documentos institucionais que definam e detalhem os objetivos,
diretrizes e ações do processo educativo pedagógico
a ser desenvolvido na escola, expressando as exigências sociais
e legais e os propósitos e expectativas da comunidade escolar contendo,
inclusive a regulamentação do setor de produção
tanto pedagógica quanto administrativamente. Revelam também
as percepções dos participantes da pesquisa quanto ao setor
de produção, seu importante papel de atender ao ensino,
através da prática pedagógica, e a produção
para o consumo do campus. Um setor contendo boa área de trabalho,
mas que necessita de um gerenciamento mais eficiente para cumprir com
suas funções. Esta gestão eficiente passa pelo uso
do planejamento estratégico, com a definição de seus
objetivos, estratégicas e ações, como revela as representações
realizadas pelo grupo de pesquisa. O resultado da pesquisa auxilia no
entendimento do setor de produção como área estratégica
da escola e demonstra a necessidade do uso do planejamento estratégico
como importante ferramenta de trabalho. |
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