|
Título: Análise da prática da educação ambiental na área
rural de Resende: estudo dos casos das escolas municipais Hetelvina Carneiro e Moacir
Coelho da Silveira.
Resumo: O presente trabalho buscou realizar uma análise da prática da educação ambiental em duas
escolas de área rural de Resende, sendo estas a Escola Municipal Hetelvina Carneiro e a
Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira. Utilizaram-se, para a pesquisa de campo,
questionários semi-estruturados, bem como a avaliação dos Projetos Políticos Pedagógicos
(PPPs) das escolas. A análise dos resultados permitiu perceber que a temática da Educação
Ambiental (EA) já ocorre nas unidades estudadas, com dedicação e esforço por parte dos
profissionais envolvidos, mesmo ainda ocorrendo pequenos equívocos de conceituação de
terminologias ambientais, por parte de alguns professores e da maioria dos alunos. Percebe-se,
também, a importância de um amadurecimento na questão dentro do contexto escolar, bem
como maior de tempo de planejamento dos profissionais de educação, ainda que para troca
informações sobre o assunto. As discussões, as capacitações e os momentos para planejar
aulas e atividades são fundamentais para uma melhor execução do trabalho. Um pouco da
missão dos educadores é elevar o interesse no tema, apontado aqui, muitas vezes, como
apenas mediano. Evidentemente, isso exige paciência e perseverança, e o momento que se
vive na sociedade é altamente favorável a questionamentos que levem às reflexões dos
discentes. A EA é, como foi apontada nas considerações finais, uma temática extremamente
dinâmica, que necessita acompanhamento constante nas mudanças da sociedade em geral.
Ficam algumas recomendações pedagógicas, didáticas e para os alunos, visando à construção
cada vez mais amadurecida das ideias e de todas as ações necessárias a serem praticadas por
todos. |
|