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Título:
A Gestão do Câmpus São Vicente do Sul do Instituto
Federal Farroupilha,RS, frente às demandas e peculiaridades locais
Resumo: O presente estudo caracterizou-se
por uma investigação sobre gestão educacional, de
natureza qualitativa, partindo de uma abordagem histórica do ensino
profissionalizante no país até a atual configuração
dos institutos federais de educação. O objetivo geral foi
conhecer a gestão do Câmpus São Vicente do Sul do
Instituto Federal Farroupilha, no sentido de verificar suas condições
efetivas no atendimento às peculiaridades locais, em função
das demandas. A consolidação de um espaço democrático
e participativo sempre será uma atividade desafiadora para o gestor,
para que a comunidade debata e proponha ações que contribuam
para o atendimento das necessidades locais e regionais. Foi realizada
a abordagem do referencial teórico e entrevistado um número
significativo de gestores-chave que conheceram o processo de transição
que definiu a atual configuração do Câmpus. Do trabalho
realizado, verificou-se que a gestão é participativa e que
existem condições de atendimento aos arranjos produtivos
locais. Entretanto, mostra-se necessário que haja uma melhoria
no processo de interação aluno, ensino e comunidade. Foram
abordadas questões relativas ao resgate do modelo da cooperativa-escola
e da criação de incubadoras ou empresas júnior. Também
o fortalecimento da atuação em alguma área específica
foi apontada como alternativa para o fortalecimento da identidade institucional.
No sentido de apoiar as instâncias consultivas e deliberativas,
foi recomendada a viabilização de câmara técnica
por área. Quanto ao órgão máximo da instituição,
foi recomendada a revisão da sua composição, no sentido
de proporcionar a equidade e equilíbrio de forças, o que
legitimaria o processo de discussão e construção
de soluções de maneira representativa da comunidade. |
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