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Título:
O Componente Curricular Educação Física
no Ensino Médio Integrado da Escola Agrotécnica Federal
de Santa Inês/BA.
Resumo: A presente investigação
teve por objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem do componente
curricular Educação Física, da Escola Agrotécnica
Federal de Santa Inês - Bahia, situando os objetivos e conteúdos
desta prática pedagógica, a partir do plano de ensino do
ano de 2009, da proposta pedagógica da Escola e da declaração
de 01 (um) docente entrevistado. Foram aplicados 51 questionários
a estudantes das 3ª séries dos cursos técnicos integrados
em Zootecnia e Agropecuária, no ano de 2009. Buscou-se também
diagnosticar a importância dada pelos estudantes ao componente curricular
Educação Física. A questão central que norteou
este estudo foi: qual a importância atribuída à Educação
Física escolar no currículo integrado da Escola Agrotécnica
Federal de Santa Inês/BA? O presente trabalho apresenta uma análise
sobre a Educação Física no ensino agrícola,
destacando o processo ensino-aprendizagem como um todo, a partir do estudo
do currículo, dos conteúdos curriculares, dos aspectos afetivo-sociais
da cultura corporal, dos valores humanos e éticos presentes neste
componente curricular; destacando também a sua contribuição
para a formação humana e técnica do educando. A pesquisa
conta com uma revisão da literatura na área específica
e análise pertinente à área de identificação
da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês/BA: As diretrizes
curriculares da EAFSI/BA; breve histórico do ensino técnico
no Brasil; contextualização do ensino técnico integrado
ao ensino médio; formação de professores e ensino
médio integrado; análise dos conteúdos da EF, como
componente curricular, do ponto de vista teórico, dos PCNEM Educação
Física e dos planos e programas de ensino da unidade de ensino.
Na análise e interpretação dos dados percebem-se
as manifestações no sentido de a Educação
Física ser um componente curricular importante para a formação
integral dos estudantes, o que também nos leva a crer que a Educação
Física no espaço escolar investigado tem conteúdos
contextualizados com o mundo do trabalho dos cursos técnicos da
EAFSI. A metodologia deste trabalho está balizada nas teorias e
práticas da pesquisa qualitativa em ciências sociais e humanas,
nas quais os procedimentos do estudo descritivo obedecem a vários
aspectos sociais e culturais do grupo social, neste caso a EAFSI/BA (IFBaiano).
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