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Título:
Novas tecnologias e suas contribuições para o ensino de
geometria plana na educação agrícola.
Resumo: Este trabalho apresenta dados
referentes a uma pesquisa, com o objetivo de analisar se o software de
geometria dinâmica Cabri Géomètre II contribui para
melhorar a aprendizagem em matemática, no Ensino Médio Integrado
em Agropecuária do Instituto Federal do Sertão Pernambucano
– Campus Floresta, numa perspectiva construtivista, fundamentando-se
principalmente na teoria dos níveis de desenvolvimento do pensamento
geométrico de van Hiele. Para que fosse possível encontrar
respostas para o problema de pesquisa assim como alcançar os objetivos
propostos, nossa pesquisa foi dividida em quatro etapas: Na primeira etapa,
fizemos levantamento bibliográfico, na segunda etapa coletamos
dados por meio da aplicação do pré-teste de van Hiele.
A terceira etapa foi desenvolvida em laboratório de informática
através de oficinas com o software Cabri, e na quarta etapa, aplicamos
o pós-teste, com o objetivo de verificar o avanço ocorrido
nos níveis de van Hiele, e o questionário semi – estruturado
com o intuito de analisar as concepções dos sujeitos da
pesquisa verificando assim os impactos na aprendizagem após o processo
investigativo. Ao iniciarmos os estudos, todos os alunos participantes,
encontravam-se no nível inicial de van Hiele (visualização)
e ao término, constatamos que a grande maioria desses alunos avançaram
para o nível dois (análise) e para o nível três
de van Hiele, denominado de abstração. Fazendo uma leitura
dos resultados obtidos e das respostas apresentadas pelos alunos ao questionário
semi estruturado, podemos perceber que ambientes informatizados ampliam
cada vez mais nossas capacidades intelectuais de forma que redes de comunicação
nos viabilizam os mais variados tipos de informação nos
proporcionando um melhor ensino/aprendizagem. |
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