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Título:A
Pedagogia de Projetos na Práxis da Educação Ambiental,
no ensino Técnico em Agropecuária no IFTM – Campus
Uberlândia.
Resumo:A pesquisa com a temática
Educação Ambiental aliada à pedagogia de projetos
surgiu da necessidade de desenvolver um trabalho pedagógico que
valorizasse a participação de educando e do educador no
processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como objetivos estudar
a contribuição da pedagogia de projetos na práxis
da Educação Ambiental para a formação de Técnicos
em Agropecuária do IFTM - Campus Uberlândia; verificar de
que forma a proposta de trabalhos com projetos de Educação
Ambiental determina um caráter transformador nas práticas
dos estudantes, em relação à comunidade escolar.
Utilizamos a pesquisa-ação para desenvolver os projetos
de Educação Ambiental, pois essa metodologia estabelece
estreita associação com uma ação ou com a
resolução de problemas de modo cooperativo ou participativo.
Participaram da pesquisa 120 estudantes - 60 das 2ª séries
e 60 das 3ª séries do curso de agropecuária do IFTM,
os quais desenvolveram seis projetos, sendo eles: Tratamento de Água
e esgoto, Reflorestamento de APP (Área de Proteção
Permanente), Problemas Ambientais no IFTM, Sustentabilidade, Desperdício,
e Proposta de Implantação de Gerenciamento dos Resíduos
Sólidos. Os conhecimentos adquiridos com a aplicação
da pedagogia de projetos na práxis da Educação Ambiental
no IFTM contribuíram para desenvolver na comunidade escolar uma
tomada de consciência sobre a importância da sustentabilidade
na utilização dos recursos naturais. Esta pesquisa proporcionou
uma nova forma de ensinar, possibilitando a construção de
um novo olhar sobre a maneira de trabalhar os conteúdos, rompendo
os paradigmas da pedagogia tradicional, por meio da criatividade e autonomia
dos estudantes. |
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