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Título:
Aplicação de metodologias pedagógicas
utilizando a irrigação como instrumento no processo de ensino-aprendizagem:
estudo de caso no IFS/Campus São Cristóvão.
Resumo: Diante das recentes
inovações científicas e tecnológicas que desempenham
papel expressivo, seja na política, na economia, na cultura ou
na educação, urge redefinir práticas pedagógicas.
Neste contexto, objetivou-se avaliar o desempenho dos alunos da 3ª.
série do Curso Técnico Integrado em Agropecuária,
no IFS/Campus São Cristóvão, em 2008, aplicando-se
as metodologias das pedagogias tradicional e de projetos, por intermédio
da utilização de sistemas de irrigação, na
cultura do girassol (Helianthus annus L). Selecionaram-se as turmas A
e C da 3ª série, ambas com 28 alunos, e em sorteio aleatório,
a turma C foi contemplada com a pedagogia de projetos. Inicialmente foi
aplicado um primeiro questionário, contendo questões da
área de irrigação e da cultura do girassol, aos 56
alunos. Seis meses depois de ministradas aulas teóricas e práticas,
repetiu-se o primeiro questionário. As atividades didáticas
continuaram por mais dois meses e, após esse período, aplicou-se
um segundo questionário contendo questões de irrigação
com ênfase em hidráulica. Os dados foram tabelados e analisados
estatisticamente pelo teste t ao nível de 5% de probabilidade.
Feita a aplicação do primeiro questionário, as turmas
A e C apresentam médias 6.3 e 6.8, respectivamente, estatisticamente
iguais para a continuidade da pesquisa. Por outro lado, quando o primeiro
questionário foi novamente aplicado, os alunos da turma C obtiveram
notas estatisticamente superiores aos da turma A (8.6 e 6.0). A superioridade
estatística das notas da turma C se manteve quando se aplicou o
segundo questionário (6.5 e 3.0), comprovando que a pedagogia de
projetos proporciona uma melhor aprendizagem. Conclui-se que esta pedagogia
é superior à tradicional, não somente pelas notas
obtidas, mas também pelo comportamento diferenciado observado nos
alunos, ou seja, mostraram-se mais participativos, questionadores e críticos.
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