Jacó Araújo de Oliveira Dissertação na íntegra
 

Título: Aplicação de metodologias pedagógicas utilizando a irrigação como instrumento no processo de ensino-aprendizagem: estudo de caso no IFS/Campus São Cristóvão.

Resumo: Diante das recentes inovações científicas e tecnológicas que desempenham papel expressivo, seja na política, na economia, na cultura ou na educação, urge redefinir práticas pedagógicas. Neste contexto, objetivou-se avaliar o desempenho dos alunos da 3ª. série do Curso Técnico Integrado em Agropecuária, no IFS/Campus São Cristóvão, em 2008, aplicando-se as metodologias das pedagogias tradicional e de projetos, por intermédio da utilização de sistemas de irrigação, na cultura do girassol (Helianthus annus L). Selecionaram-se as turmas A e C da 3ª série, ambas com 28 alunos, e em sorteio aleatório, a turma C foi contemplada com a pedagogia de projetos. Inicialmente foi aplicado um primeiro questionário, contendo questões da área de irrigação e da cultura do girassol, aos 56 alunos. Seis meses depois de ministradas aulas teóricas e práticas, repetiu-se o primeiro questionário. As atividades didáticas continuaram por mais dois meses e, após esse período, aplicou-se um segundo questionário contendo questões de irrigação com ênfase em hidráulica. Os dados foram tabelados e analisados estatisticamente pelo teste t ao nível de 5% de probabilidade. Feita a aplicação do primeiro questionário, as turmas A e C apresentam médias 6.3 e 6.8, respectivamente, estatisticamente iguais para a continuidade da pesquisa. Por outro lado, quando o primeiro questionário foi novamente aplicado, os alunos da turma C obtiveram notas estatisticamente superiores aos da turma A (8.6 e 6.0). A superioridade estatística das notas da turma C se manteve quando se aplicou o segundo questionário (6.5 e 3.0), comprovando que a pedagogia de projetos proporciona uma melhor aprendizagem. Conclui-se que esta pedagogia é superior à tradicional, não somente pelas notas obtidas, mas também pelo comportamento diferenciado observado nos alunos, ou seja, mostraram-se mais participativos, questionadores e críticos.