Jabis Freitas de Souza Dissertação na íntegra
 

Título: Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da matemática

Resumo: Este trabalho apresenta dados de uma pesquisa realizada na Escola Agrotécnica Federal de Catu (EAFC-BA) e procura refletir sobre o uso da História da Matemática na aprendizagem e a contextualização da matemática no cotidiano do futuro técnico em agropecuária da EAFC-BA. O trabalho foi desenvolvido através do método de resolução de problemas, especificamente com o conteúdo de geometria espacial, que era o assunto estudado no período da pesquisa junho e julho de 2008. O interesse pelo assunto surgiu a partir da inquietação diante de um trabalho de acompanhamento pedagógico realizado na EAFC-BA, pelo fato de os alunos considerarem a matemática apenas como um conjunto de regras e verdades absolutas. Assim, a proposta deste trabalho é servir como elemento motivador acerca do uso da História da Matemática e a contextualização da matemática, em sala de aula, enquanto fornecedora dos elementos necessários para o incentivo de uma postura de transformação, visando uma melhoria do ensino da disciplina em sala de aula, com uma prática pedagógica centrada no aluno.