|
Título:
Construindo uma aprendizagem significativa com história
e contextualização da matemática
Resumo: Este trabalho
apresenta dados de uma pesquisa realizada na Escola Agrotécnica
Federal de Catu (EAFC-BA) e procura refletir sobre o uso da História
da Matemática na aprendizagem e a contextualização
da matemática no cotidiano do futuro técnico em agropecuária
da EAFC-BA. O trabalho foi desenvolvido através do método
de resolução de problemas, especificamente com o conteúdo
de geometria espacial, que era o assunto estudado no período da
pesquisa junho e julho de 2008. O interesse pelo assunto surgiu a partir
da inquietação diante de um trabalho de acompanhamento pedagógico
realizado na EAFC-BA, pelo fato de os alunos considerarem a matemática
apenas como um conjunto de regras e verdades absolutas. Assim, a proposta
deste trabalho é servir como elemento motivador acerca do uso da
História da Matemática e a contextualização
da matemática, em sala de aula, enquanto fornecedora dos elementos
necessários para o incentivo de uma postura de transformação,
visando uma melhoria do ensino da disciplina em sala de aula, com uma
prática pedagógica centrada no aluno.
|
|