|
Título:
O Desafio da Leitura na Escola Agrotécnica Federal
de Sertão -RS
Resumo: A presente pesquisa
teve como objetivo investigar e avaliar o interesse pela leitura de uma
turma de alunos, que ingressou na Escola Agrotécnica Federal de
Sertão no ano de 2008, para cursar o Técnico em Agropecuária
concomitante ao Ensino Médio, bem como, averiguar a importância
que os pais e professores desses alunos atribuem à leitura e que
mecanismos utilizam para incentivá-la. A pesquisa iniciou com uma
revisão da literatura sobre a educação nos aspectos
sociais, políticos e econômicos ao longo da história,
seguindo com as políticas educacionais e o ensino profissionalizante,
onde situamos a Escola Agrotécnica Federal de Sertão, com
uma tradição de 52 anos na formação de técnicos
agrícolas. Abordou-se, também, a história da leitura,
seu caráter social e político, bem como a leitura utilizada
de forma interdisciplinar pelo corpo docente e a sua importância
como ferramenta de aquisição de conhecimentos na educação
profissional. Com a aplicação da metodologia qualitativa
o grupo selecionado respondeu a 92 questionários e elaborou 56
textos dissertativos sobre o tema da leitura. Durante onze aulas de duas
horas, realizaram-se trabalhos de motivação e conscientização
do valor da leitura para a vida pessoal e profissional dos estudantes.
Teoricamente 74% dos alunos dizem gostar de ler, mas na prática
esse índice é questionado quando 87% dos docentes dizem
que esses alunos não lêem e justificam por apresentarem conhecimentos
gerais muito limitados, dificuldade de ler e escrever, pobreza de vocabulário,
desconhecimento de sinônimos de palavras comuns, dificuldade em
construir frases coerentes, em expressar o que aprenderam e em interpretar
uma situação-problema.Colaborando com essa situação
os demais elementos da pesquisa, pais e professores, apesar de admitirem
a importância da leitura, pouco fazem para incentivá-la.
Para os alunos a habilidade de ler textos diversificados, além
de prepará-los melhor para a utilização de sua língua
materna, proporcionaria uma formação mais integral, criando
uma consciência social e ecológica, para que se revertam
situações calamitosas, que tem sido criadas no meio rural
devido à pratica de uma agricultura que prioriza o lucro sem avaliar
o prejuízo que determinadas procedimentos inadequados causam à
natureza e, consequentemente, à sociedade. Diante disso surge a
necessidade de incentivar a leitura como uma forma de melhorar a formação
de alunos que atuarão como técnicos agrícolas em
um mercado de trabalho que precisa ser pensado e repensado para produzir
com sustentabilidade. |
|