|
Título:
Educação ambiental e o tratamento de água: Uso do
sistema de tratamento de água baseado em ultravioleta em Câmpus
do Instituto Federal do Maranhão e sua relação com
a construção de conhecimentos
Resumo: A pesquisa em Educação
Ambiental Crítica visa à construção reflexiva
e crítica de conhecimentos, permitindo aos indivíduos maior
contextualização das relações socioambientais
e consequentes mudanças de atitudes voltadas para transformação
coletiva da realidade. O município de Zé Doca, pólo
regional do Alto Turi, localizado a leste do Estado do Maranhão,
próximo a divisa com o Estado do Pará é responsável
em articular ações educacionais, socioambientais, políticas
e econômicas para o desenvolvimento de mais 17 outros municípios
da região. Verificou-se que nestes municípios o saneamento
ambiental e, principalmente, o tratamento de água, são realizados
de forma insuficiente e precária, sinalizando a necessidade de
ações orientadas por pesquisas sustentadas nos princípios
de uma Educação Ambiental capaz de despertar na população
maior problematização e intervenção na realidade
local. Esta pesquisa objetivou instigar a construção de
conhecimentos críticos aptos a permitirem maior percepção
da realidade local associada à investigação da viabilidade
técnica de inserção, junto à comunidade pesquisada,
de tecnologia alternativa de tratamento de água baseado em radiação
ultravioleta – Tubo UV. Para o desenvolvimento metodológico
esta pesquisa social utilizou-se de procedimentos da pesquisa-ação
em que dinâmicas de sensibilização, oficinas de confecção,
adaptação e instalação do Tubo UV, reuniões
e outras práticas educacionais abordaram a temática do tratamento
de água, as questões sociais, ambientais e de saúde,
entre outras correlacionadas de forma participativa, reflexiva e harmônica
entre pesquisados e pesquisadores. Como área de pesquisa foi escolhida
a comunidade do assentamento rural Boa Esperança - ABE, localizada
em Zé Doca onde foram instalados e avaliados 05 (cinco) unidades
do Tubo UV. Para coleta de dados foram realizadas 64 (sessenta e quatro)
entrevistas e aplicados questionários antes das dinâmicas
de sensibilização e ao final de todo o processo educativo,
com objetivo de identificar melhoria na percepção da comunidade
em relação à temática abordada e a realidade
local, além de consequentes mudanças de atitudes. O tratamento
dos dados coletados nos questionários apresentou variáveis
que foram analisadas com o teste não paramétrico do Qui-Quadrado
e outras, calculadas as médias de respostas com seus respectivos
desvios padrões e seus valores mínimos e máximos.
Os resultados indicaram condições favoráveis à
adaptação e inserção da tecnologia do Tubo
UV apresentando viabilidade econômica e operacional comparada a
projetos idênticos instalados com sucesso em outros países,
destacando-se a aceitação da proposta e a facilidade de
acesso aos materiais necessários a confecção do Tubo
UV. Quanto a análise das ações educativas relacionadas
a discussão da temática abordada registraram-se significativas
respostas de ampliações e modificação na forma
crítica de perceber a realidade local apontando, inclusive, mudanças
de postura que auxiliaram a busca de melhor qualidade de vida para comunidade.
Conclui-se que a realização da ação concreta
da inserção do uso do Tubo UV, em processo dialógico
e crítico de construção de conhecimento pautado na
relação intrínseca entre ação e reflexão
associada à permissiva crítica dos saberes construídos
por pesquisados e pesquisadores foi a receita para alcançar os
objetivos da pesquisa. |
|