|
Título:Projeto: A Educação Física no Ensino Médio
Integrado do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Juína.
Resumo:A Educação Física, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional é
componente curricular obrigatório da Educação Básica, e deve contribuir com a
formação discente através de seus conteúdos. O presente estudo analisa a contribuição
da disciplina Educação Física para a formação humana e profissional dos estudantes do
Curso Técnico em Meio Ambiente do IFMT – Campus Juína, considerando a percepção
dos discentes, já que atualmente nos Institutos Federais o ensino médio está integrado
ao ensino técnico. O método utilizado para desenvolver a pesquisa foi o Grupo Focal,
uma técnica de pesquisa qualitativa, que visa a obtenção de dados a partir de debates em
grupos com representantes dos sujeitos da pesquisa, distribuídos distintamente e com
representatividade entre os grupos. Trata-se de uma técnica muito utilizada no âmbito
da pesquisa social, sendo cada vez mais empregada nas pesquisas em educação. A
análise das falas com o aporte do material bibliográfico e o cotidiano na instituição,
guiados pelos objetivos da pesquisa, nos permitiu através da análise qualitativa, o
entendimento de como a Educação Física no IFMT – campus Juína vem contribuindo
com a formação humana e geral dos discentes. A análise dos dados foi feita tendo como
pressuposto o processo indutivo, buscando trazer as vozes dos sujeitos pesquisados de
forma integrada e articulada com os autores elencados para dar o suporte teóricometodológicoà pesquisa. Entre os participantes dos dois grupos focais, constatamos que
a maioria entende que a Educação Física proporcionou aos alunos um meio de
visualizar os valores do convívio social, do respeito, da tolerância e do limite,
contribuindo assim, de forma importante para sua formação humana. Também
observamos que os alunos consideram a Educação Física como uma disciplina capaz de
proporcionar a percepção da linguagem corporal, fato que relacionaram ao mundo do
trabalho. Outro ponto destacado em nossas análises a partir dos dados coletados foi a
percepção dos alunos acerca do favorecimento do trabalho em grupo, do espírito de
liderança e do cooperativismo como formas de contribuição à sua formação
profissional, favorecidos pelas aulas de Educação Física. Chegando ao término deste
trabalho tenho a sensação de que os caminhos trilhados me levaram as tantas
possibilidades que este é apenas um passo no decorrer da vida, não tão importante e
nem tão insignificante, mas um passo significativo na minha carreira docente. |
|