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Título:
A conscientização da problemática ambiental no ensino
agrícola no olhar do Geógrafo
Resumo: O presente estudo relata a importância
do meio ambiente e sua condição basilar para uma melhor
qualidade de vida. Descreve a concepção ambiental e suas
implicações sociais, evidenciando a contribuição
da educação através de uma pedagogia que promova
os princípios e valores da sustentabilidade ambiental que não
funciona isoladamente, mas em conjunto com a formação acadêmica,
agregada aos valores ambientais. Destaca o importante fato da reestruturação
da Educação Profissional e técnica de nível
médio através do Decreto de nº 5.154/2004, consolidada
pela Lei nº 11.741/2008 que tem por objetivo resgatar as contribuições
acadêmicas geradas nas últimas décadas, as experiências
institucionais e de grupos comunitários, além da reforma
da educação no Brasil e a institucionalização
do currículo por competências, inclusive na Educação
Profissional Técnica de Nível Médio. É relatada
a importância histórica da Escola Agrícola inaugurada
em 20 de abril de 1956, as denominações recebidas até
chegar a atual nomenclatura Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, recebendo a denominação
de IFES – Campus Itapina. Os crescentes avanços tecnológicos
na física, biologia molecular, genética, microeletrônica
e química iniciadas com a “revolução verde”
no começo da década de 60, têm provocado dramáticas
e profundas transformações na agropecuária. A escola
como instituição dinâmica articula os processos cognitivos
com os contextos da vida, por isso os educadores devem ter consciência
de seu papel em defesa do meio ambiente e, consequentemente, do seu papel
com o sonhado desenvolvimento sustentável. Esta abordagem estimula
um pensar e fazer sobre o meio ambiente diretamente ligado ao diálogo
entre saberes, à participação, aos valores éticos
como valores fundamentais para fortalecer a complexa interação
entre sociedade/homem e natureza. Entretanto, condizente com a perspectiva
sonhada os educadores que compõe a unidade de ensino devem trabalhar
em conjunto, canalizando seus objetivos para um objetivo maior, ou seja,
a preocupação em formar cidadãos compromissados com
uma educação ambiental para a sustentabilidade que advêm
de uma postura interdisciplinar adotada por todos os professores da instituição.
É importante que seja evidenciada a interdisciplinaridade como
fio condutor, não só do professor de geografia, mas de todo
educador da instituição que num trabalho em equipe apresenta
a interdisciplinaridade como um dos tratamentos adequados ao seu processo
pedagógico. |
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