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Título:
Diagnóstico da inserção de alunos do ensino técnico
de nível médio na iniciação científica:
um estudo de caso no IFMT Campus São Vicente
Resumo: A função social
da escola é propiciar aos alunos a construção do
saber acadêmico e científico. Neste sentido, é de
suma importância que o currículo da educação
profissional e tecnológica discuta a educação científica
e tecnológica com seus alunos. Para isso, as escolas têm
proporcionado o incentivo a pesquisa, com vistas ao crescimento das potencialidades
tecnológicas exigidas pela sociedade. O crescimento da iniciação
científica no IFMT é notório atingindo atualmente
alunos do ensino técnico de nível médio. Assim, a
pesquisa “Diagnóstico da inserção de alunos
do ensino técnico de nível médio na iniciação
científica: um estudo de caso no IFMT Campus São Vicente
busca averiguar como ocorre e quais os principais objetivos do processo
de inserção dos alunos do curso técnico de nível
médio do IFMT Campus São Vicente na iniciação
científica. Para tanto realizou-se um levantamento junto ao departamento
de pesquisa para se conhecer os alunos do ensino técnico de nível
médio bolsistas de iniciação científica e
seus professores orientadores. Os sujeitos da pesquisa compreendem 35
alunos bolsistas e 15 professores orientadores. Para coleta de dados utilizou-se
de questionários com perguntas abertas e fechadas aplicados aos
alunos bolsistas e a seus professores orientadores. Para análise
dos dados as respostas obtidas foram codificadas e agrupadas em categorias
seguindo para a análise de conteúdo sendo os dados analisados
de acordo com os fundamentos teóricos que tratam do fenômeno
estudado. De acordo com os dados levantados percebe-se que a inserção
dos alunos do curso técnico de nível médio do IFMT
Campus São Vicente na iniciação científica
acontece por meio de seleção por parte dos professores que
aprovam projetos de pesquisa nos editais lançados pela pró-reitoria
de pesquisa. Em relação aos objetivos da inserção
dos alunos do curso técnico de nível médio do IFMT
campus São Vicente na iniciação científica,
identificou-se estarem relacionados com a construção do
conhecimento. Em se tratando dos critérios utilizados pelos professores
para selecionar seus alunos bolsistas obteve-se como critério principal
rendimento e desempenho escolar com 25%, afinidade com a área de
pesquisa com 24%, seguidos por interesse (18%), responsabilidade (12%),
comportamento na instituição (9%), disponibilidade de horário
(6%) e indicação de colegas (6%). As atividades descritas
demonstram uma maior relação dos bolsistas do ensino técnico
de nível médio com manejos e ações mecânicas,
apenas um bolsista cita atividades de leitura como atividade realizada
ao longo de seu projeto de pesquisa. Além disso, as respostas dos
sujeitos sobre suas atividades demonstram falta de clareza, indefinição
e generalização demonstrando desta forma pouca apropriação
de conhecimento. |
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