Eduardo Mendes Dissertação na íntegra
 

Título: Contribuição da educação física escolar no ensino técnico agrícola

Resumo: Durante bastante tempo que venho trabalhando com Educação Física Escolar no Ensino Agrícola (Colégio Técnico Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- CTUR), realizei diversas experiências no sentido de apresentar aos alunos os mais variados conteúdos existentes no campo de Educação Física Escolar, na perspectiva de contribuir para a formação desses alunos em diversos aspectos, entre os quais o crescimento físico e desenvolvimento psicomotor adequado à sua faixa etária, a sua interação social, a sua formação profissional (incluindo ai as chamadas”competências”) a sua formação cidadã, e o seu desenvolvimento intelectual. Muitos questionamentos foram surgindo, na medida em que se tentava avançar cada vez mais na Educação Física Escolar, entre as quais os seguintes: A Educação Física Escolar contribui para a formação do Técnico Agrícola? Como a Educação Física Escolar pode contribuir na construção das “competências” para o técnico Agrícola? Esse trabalho objetiva analisar as possíveis contribuições da Educação Física Escolar no Ensino Agrícola. Para isso, percorre vários caminhos pertinentes a esse assunto e faz um estudo das respostas do questionário aplicado aos alunos do ensino técnico, sobre alguns conteúdos desenvolvidos em aulas práticas realizadas com esses alunos. Propõe mudanças político-pedagógicas, principalmente naqueles temas que forem objeto de discordância pelos alunos.