Edson Oliveira Neves Dissertação na íntegra
 

Título: Educação e Empreendedorismo: um estudo sobre a formação empreendedora no curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Resumo: O tema empreendedorismo ganhou grande visibilidade e expressão nas últimas décadas em função das transformações econômicas e sociais resultantes de novos arranjos estruturais no mundo do trabalho. Com isso, configurou-se diferentes representatividades para questões como empregabilidade, formas precárias de ocupação, educação profissional, desenvolvimento local, dentre outros importantes conceitos ligados à economia e ao trabalho. Neste cenário ganha destaque a educação empreendedora, o ensino do empreendedorismo, o desenvolvimento de competências para o trabalho e, questiona-se os destinos da educação profissional. Nesta perspectiva de formação empreendedora, o presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto aos profissionais egressos do curso técnico em agropecuária do IFNMG – Campus Januária que já se encontravam inseridos no mercado de trabalho. Objetivou-se construir uma percepção em relação à formação empreendedora no curso, buscando verificar se as estratégias e práticas metodológicas de ensino aplicadas na instituição contribuem para promoção e desenvolvimento de competências e habilidades empreendedoras. Na construção do referencial teórico observou-se a relação entre as questões econômicas e as políticas educacionais no Brasil, foi abordado o contexto atual marcado pela reestruturação produtiva, discutido os papéis e a importância da educação profissional e do empreendedorismo frente ao novo cenário. Para o estudo em questão, foram observados os diferentes conceitos de competências empreendedoras e construído um modelo de competências para aplicação a partir de diferentes autores, respeitadas as peculiaridades próprias da microrregião de Januária atendida pelo IFNMG. Os resultados dessa pesquisa levou-nos a concluir que a formação empreendedora no curso técnico em agropecuária do Instituto ainda se encontra desarticulada do contexto do mercado e da realidade socioeconômica da região. É perceptível a falta de um modelo articulador e orientador que defina as principais competências a serem trabalhadas, que organize, mensure e dite as estratégias a serem utilizadas para desenvolver ou promover as competências empreendedoras em cada estudante durante a formação técnica agropecuária.