|
Título:
Educação e Empreendedorismo: um estudo sobre
a formação empreendedora no curso técnico em agropecuária
do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Norte de Minas Gerais
Resumo: O tema empreendedorismo
ganhou grande visibilidade e expressão nas últimas décadas
em função das transformações econômicas
e sociais resultantes de novos arranjos estruturais no mundo do trabalho.
Com isso, configurou-se diferentes representatividades para questões
como empregabilidade, formas precárias de ocupação,
educação profissional, desenvolvimento local, dentre outros
importantes conceitos ligados à economia e ao trabalho. Neste cenário
ganha destaque a educação empreendedora, o ensino do empreendedorismo,
o desenvolvimento de competências para o trabalho e, questiona-se
os destinos da educação profissional. Nesta perspectiva
de formação empreendedora, o presente trabalho apresenta
os resultados de uma pesquisa realizada junto aos profissionais egressos
do curso técnico em agropecuária do IFNMG – Campus
Januária que já se encontravam inseridos no mercado de trabalho.
Objetivou-se construir uma percepção em relação
à formação empreendedora no curso, buscando verificar
se as estratégias e práticas metodológicas de ensino
aplicadas na instituição contribuem para promoção
e desenvolvimento de competências e habilidades empreendedoras.
Na construção do referencial teórico observou-se
a relação entre as questões econômicas e as
políticas educacionais no Brasil, foi abordado o contexto atual
marcado pela reestruturação produtiva, discutido os papéis
e a importância da educação profissional e do empreendedorismo
frente ao novo cenário. Para o estudo em questão, foram
observados os diferentes conceitos de competências empreendedoras
e construído um modelo de competências para aplicação
a partir de diferentes autores, respeitadas as peculiaridades próprias
da microrregião de Januária atendida pelo IFNMG. Os resultados
dessa pesquisa levou-nos a concluir que a formação empreendedora
no curso técnico em agropecuária do Instituto ainda se encontra
desarticulada do contexto do mercado e da realidade socioeconômica
da região. É perceptível a falta de um modelo articulador
e orientador que defina as principais competências a serem trabalhadas,
que organize, mensure e dite as estratégias a serem utilizadas
para desenvolver ou promover as competências empreendedoras em cada
estudante durante a formação técnica agropecuária. |
|