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Título:
Contribuições da Educação a Distância
a Pedagogia da Alternância.
Resumo: A Pedagogia da Alternância
é uma proposta pedagógica que surgiu na França, em
1935, num vilarejo chamado Lot-et-Garone, que tem como pressupostos a
formação integral do jovem ou adulto que vive no campo,
aliando o conhecimento tradicional ao científico, de forma simbiótica.
O aluno vive, então, um período na escola e outro em sua
comunidade de origem. Na Pedagogia da Alternância, na escola, os
alunos estudam segundo um ritmo de alternância, havendo dois tempos
de estudo: o tempo escola e o tempo comunidade, que se alternam, com duração
cada um de vinte a trinta dias, ressalvados os períodos de férias.
Durante o tempo escola, os alunos ficam residentes no próprio campus,
em alojamentos organizados para esse fim, e durante o tempo comunidade,
retornam às suas casas, com tarefas a fazer. A proposta de pesquisa
é a inclusão da Educação a Distância
on-line, como um instrumento pedagógico complementar a Pedagogia
da Alternância, a ser utilizado durante o tempo comunidade. A partir
disso, a pesquisa teve como objetivo a criação de um método
didático, a fim de viabilizar metodologicamente a proposta apresentada.
Os alunos envolvidos foram do Curso Técnico em Agropecuária
Integrado ao Ensino Médio, 3a série do PROEJA - Programa
de Educação de Jovens e Adultos, que estudavam segundo a
proposta da Pedagogia da Alternância. Para esta pesquisa, propus
como metodologia de estudo a Pesquisa QualiQuantitativa. Os dados iniciais
foram obtidos através de um Questionário Diagnóstico,
para perceber a disponibilidade dos alunos quanto a acesso a Internet,
bem como suas possibilidades tecnológicas; a seguir foi construído
o método didático, que foi feito com as seguintes partes,
a partir do assunto Inclusão Digital: Planejamento de Assunto,
Organização do Assunto no Ambiente Virtual de Aprendizagem
Moodle, Teste de Auto-Avaliação, Planejamento de Estudo,
Dinâmica de Realização das Atividades durante o Tempo
Comunidade, Questões Pedagógicas e Avaliação.
Para o propósito deste trabalho, a Inclusão Digital foi
escolhida pela importância deste assunto para a vida estudantil
e social das pessoas e pela necessidade no domínio das ferramentas
de comunicação e interação, pois são
recursos que permitem a toda pessoa o acesso a informação
de forma prática e rápida. Apesar da opção
pelo assunto Inclusão Digital, o método didático
foi feito com um caráter metodológico generalista, que pode
ser desenvolvido a partir de qualquer tema a ser aplicado para o tempo
comunidade. As atividades elaboradas no Planejamento de Assunto foram
produzidas segundo a ótica da inclusão digital, com tarefas
que permearam o uso de editor de textos, planilha eletrônica, editor
de apresentações, mensageiro eletrônico, correio eletrônico,
rede social (Facebook), buscador Google e regras de etiqueta na Internet.
A estratégia para a produção do método didático
foi baseada na Aprendizagem Significativa, de Dee Fink; na Zona de Desenvolvimento
Proximal – ZPD, de Lev Vygotsky e na Matriz Humanizante, de Monica
Luque. Como resultado, este trabalho argumentou a fim obter os subsídios
a favor da educação a distância, como instrumento
didático adicional à Pedagogia da Alternância, a ser
utilizado durante o tempo comunidade ou mesmo durante o tempo escola,
tendo o professor como um mediador e condutor do grupo para a construção
de uma comunidade virtual de aprendizagem. |
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