Claudia de Andrade Moura Dissertação na íntegra
 

Título: O Lúdico Aplicado como uma das Metodologias de Ensino através de boas Práticas de Fabricação no Processo de Abate Suíno Realizada na UTFPR Campus Dois Vizinhos.

Resumo: O trabalho docente não só envolve a transmissão de conhecimento, mas a competência pedagógica e política, onde o aprender sobrepõe o ensinar, e o aluno é o agente desse aprendizado. Assim, o objetivo deste estudo foi averiguar se diferentes metodologias de ensino, bem como a aplicação de jogos educativos refletem na apropriação do conhecimento em relação aos conteúdos: Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Procedimento Padrão de Higiene Operacional, trabalhados no curso técnico em agropecuária, dentro do processo tecnológico de abate suíno, realizados na UTFPR. O instrumento utilizado foi um questionário de múltipla escolha, aplicado em sala de aula em diferentes momentos, de acordo com as seguintes etapas: aplicação do diagnóstico; intervenção I (aula teórica e prática tradicional); avaliação I; intervenção II (abate "inovador", BPF); analise de impacto das intervenções I e II; avaliação II; intervenção III (aplicação do jogo); avaliação III. A análise estatística, para comparação do número de acertos, nas avaliações através de gráficos boxplot, em linhas, números índices e teste de hipótese t-student, para dados pareados. Observou-se um ganho crescente durante todas as etapas do processo educativo, significativo ao nível de 5% de significância (p < 0,02). O aumento das percentagens de acerto, após a 3a avaliação, em relação à avaliação diagnóstica, foi maior que 70%, confirmando que todas as etapas foram importantes na construção do conhecimento.