|
Título:
O Lúdico Aplicado como uma das Metodologias de Ensino
através de boas Práticas de Fabricação no
Processo de Abate Suíno Realizada na UTFPR Campus Dois Vizinhos.
Resumo: O trabalho docente
não só envolve a transmissão de conhecimento, mas
a competência pedagógica e política, onde o aprender
sobrepõe o ensinar, e o aluno é o agente desse aprendizado.
Assim, o objetivo deste estudo foi averiguar se diferentes metodologias
de ensino, bem como a aplicação de jogos educativos refletem
na apropriação do conhecimento em relação
aos conteúdos: Boas Práticas de Fabricação
(BPF) e Procedimento Padrão de Higiene Operacional, trabalhados
no curso técnico em agropecuária, dentro do processo tecnológico
de abate suíno, realizados na UTFPR. O instrumento utilizado foi
um questionário de múltipla escolha, aplicado em sala de
aula em diferentes momentos, de acordo com as seguintes etapas: aplicação
do diagnóstico; intervenção I (aula teórica
e prática tradicional); avaliação I; intervenção
II (abate "inovador", BPF); analise de impacto das intervenções
I e II; avaliação II; intervenção III (aplicação
do jogo); avaliação III. A análise estatística,
para comparação do número de acertos, nas avaliações
através de gráficos boxplot, em linhas, números índices
e teste de hipótese t-student, para dados pareados. Observou-se
um ganho crescente durante todas as etapas do processo educativo, significativo
ao nível de 5% de significância (p < 0,02). O aumento
das percentagens de acerto, após a 3a avaliação,
em relação à avaliação diagnóstica,
foi maior que 70%, confirmando que todas as etapas foram importantes na
construção do conhecimento. |
|