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Título:
Políticas Públicas de Acessibilidade nas Instituições
de Ensino: tecnologia assistiva na biblioteca do IFNMG Campus Januária
Resumo: O tema acessibilidade vem sendo
discutido nos ambientes educacionais. Na legislação, é
conceituado e interpretado como a eliminação de barreiras
arquitetônicas nos ambientes e adequação de meios
de transporte, provimento de equipamentos e como recursos especiais para
que as pessoas com deficiência possam ter acesso a informações,
adaptação de meios de comunicação e sinalização.
Nas instituições de ensino, a acessibilidade compreende
interpretações que poderão proporcionar aprendizagem,
ensino e formação profissional. O presente estudo tem como
objetivo identificar, descrever, analisar e avaliar sob o ponto de vista
dos estudantes com deficiência, servidores do setor de biblioteca
e gestores de ensino como estão as políticas públicas
e as condições de acessibilidade e de inclusão nas
instituições de ensino e tecnologia assistivas na biblioteca
do IFNMG Campus Januária, conhecer os dispositivos legais e legislação
referente a pessoas com deficiência e acessibilidade e o conceito
do termo diferença e identidade. Participaram da pesquisa: quatro
estudantes com Deficiência identificados no cotidiano da escola
que apresentavam deficiência física, visual e múltipla,
matriculados nos cursos ensino médio, técnico e superior;
cinco servidores da biblioteca distribuídos nos três turnos
de atendimentos e três gestores ligados à área de
ensino. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada.
Um roteiro foi elaborado e adequado com vistas a captar a percepção
dos sujeitos da pesquisa. Foi feito um pré-teste com estudante
egresso que possibilitou a análise do material transcrito. O procedimento
de coleta consistiu em entrevistas, gravadas em áudio e com transcrição
posterior. O tratamento dos dados foi realizado por meio de análise
de conteúdo, que deu origem a cinco temas que versaram sobre: inclusão
de estudantes com deficiência no ensino regular; acessibilidade;
tecnologias assistivas; O IFNMG – Campus Januária sua biblioteca
e as condições para atender o estudante com deficiência;
conhecimento sobre dispositivos legais e legislação referente
à educação inclusiva. Os resultados indicaram que
a acessibilidade e a tecnologia assistiva estiveram ausentes durante a
trajetória acadêmica do estudante com deficiência,
independentemente do tipo da deficiência, também não
se conhece as tecnologias assistivas na biblioteca, existe falta de planejamentos
projetos e programas voltados para inclusão escolar de estudantes
com deficiência. Segundo os participantes, existe demanda e há
uma necessidade de criar serviços e condições para
acessibilidade na instituição. Foi relatada, a existência
de barreiras arquitetônicas; falta de adaptação de
equipamentos e mobiliário; ausência de acesso aos serviços
de apoio ao estudante; barreiras pedagógicas e atitudinais presentes
nas relações interpessoais, falta de infra-estrutura para
o desenvolvimento de atividades e acesso à informação;
desconhecimento dos dispositivos legais sobre inclusão escolar
por parte dos participantes da pesquisa no IFNMG campus Januária.
A importância do estudo está em indicar que a acessibilidade
além de ser um conceito plural junto com as tecnologias assistivas
são um caminho para a inclusão do estudante com deficiência
no contexto educacional. |
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