Carla Dettenborn Dissertação na íntegra
 

Título: Aspectos que influenciam o processo de ensino-aprendizagem no curso Técnico em Agroindústria: uma abordagem interdisciplinar.

Resumo: O Curso Técnico em Agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) - Campus Paraíso forma profissionais aptos a atuar no controle de qualidade de matérias-primas, nos processos de beneficiamento e industrialização de produtos de origem animal e vegetal, no tratamento de resíduos na agroindústria e a participar dos programas de gestão das empresas. A experiência docente diária mostra que a organização dos currículos escolares profissionalizantes está estruturalmente fragmentada e, muitas vezes, seus conteúdos têm pouca relevância para os alunos. Este estudo tem como objetivo analisar os métodos de ensino usados pelos professores do Curso Técnico em Agroindústria do IFTO-Campus Paraíso, na visão dos alunos e dos próprios professores. Neste trabalho a interdisciplinaridade foi proposta como ferramenta para melhoria do processo de ensino-aprendizagem do tema ‘Controle de Qualidade’, inserido no currículo do curso e um dos mais relevantes para a formação do profissional técnico em Agroindústria. Os resultados da pesquisa apontam para ao menos duas sugestões para os cursos de Agroindústria e, no geral, as escolas de ensino profissionalizante brasileira: a estruturação do ensino do controle de qualidade e a avaliação sistemática da utilização do material didático nas aulas práticas.