|
Título:
Aspectos que influenciam o processo de ensino-aprendizagem
no curso Técnico em Agroindústria: uma abordagem interdisciplinar.
Resumo: O Curso Técnico
em Agroindústria do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) - Campus Paraíso
forma profissionais aptos a atuar no controle de qualidade de matérias-primas,
nos processos de beneficiamento e industrialização de produtos
de origem animal e vegetal, no tratamento de resíduos na agroindústria
e a participar dos programas de gestão das empresas. A experiência
docente diária mostra que a organização dos currículos
escolares profissionalizantes está estruturalmente fragmentada
e, muitas vezes, seus conteúdos têm pouca relevância
para os alunos. Este estudo tem como objetivo analisar os métodos
de ensino usados pelos professores do Curso Técnico em Agroindústria
do IFTO-Campus Paraíso, na visão dos alunos e dos próprios
professores. Neste trabalho a interdisciplinaridade foi proposta como
ferramenta para melhoria do processo de ensino-aprendizagem do tema ‘Controle
de Qualidade’, inserido no currículo do curso e um dos mais
relevantes para a formação do profissional técnico
em Agroindústria. Os resultados da pesquisa apontam para ao menos
duas sugestões para os cursos de Agroindústria e, no geral,
as escolas de ensino profissionalizante brasileira: a estruturação
do ensino do controle de qualidade e a avaliação sistemática
da utilização do material didático nas aulas práticas. |
|