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Título:
Uma abordagem sobre a construção da interface de comunicação
na transferência de conhecimento ao produtor de leite.
Resumo: O presente trabalho lança
um novo olhar sobre a questão da formação da mão-de-obra
nas fazendas leiteiras, proporcionando uma atuação mais
eficaz nas ações de educação direcionadas
para sua profissionalização, descortinando as questões
de ordem pedagógica e ideológica que condicionam a realidade
do homem do campo e seu respectivo contexto socioeconômico, com
vistas à garantia da segurança e qualidade do leite. O trabalho
objetivou reunir subsídios a partir da compreensão do processo
e da interface de comunicação das ações de
extensão rural, reunir elementos que permitiram traçar o
perfil dos agentes participantes do contexto, vizando servir de subsídio
para elaboração de novas propostas de linguagens de educação
e formação profissional. Os elementos avaliados foram a
formação e experiência do extensionista, o nível
de conhecimento do trabalhador mediante a tecnologia e realidade atuais
e, a partir das respostas, confrontada a adequação, a pertinência
dos métodos e técnicas sob as quais o trabalho é
desenvolvido. Destas incursões, foram reunidos elementos que permitem
atuar sobre as questões que se interpõem à formação
profissional rural, e apontadas as possíveis soluções
de comunicação para moderar e solucionar as questões
produzidas na interação entre trabalhadores que, na sua
grande maioria, possuem baixo nível de formação.
Percebei-se a necessidade de alinhamento de habilidades e conceitos entre
os agentes, com o objetivo de estimular uma postura mais empreendedora
junto aos produtores rurais. O trabalho do extensionista é amplo
e requer que seja eclético, que detenha uma série de competências,
tanto na formação acadêmica quanto no uso de recursos
e estratégias para a transferência do conhecimento. Neste
sentido, depreende-se uma angústia entre os entrevistados diante
do desafio que têm a superar, pela dimensão, diversidade
e carências, sejam elas de recursos humanos ou materiais, quantitativas
ou qualitativas. |
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