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Título:
O ensino de história no curso de agropecuária
noInstituto Federal do Maranhão Campus Codó: Construindo
possibilidades de uma prática inter/transdisciplinar.
Resumo: O trabalho foi
desenvolvido tomando como pressuposto as orientações metodológicas,
onde de forma criteriosa buscou-se através da análise na
pesquisa de campo uma demonstração do real quadro do ensino
de história, considerando aspectos: metodológicos, conteúdo
e relação professor/aluno, na perspectiva de se construir
uma proposta que pudesse contribuir ou possibilitar uma prática
inter/transdisciplinar entre o ensino de história e áreas
técnicas (e outras), priorizando a experiência com o curso
de Agropecuária, sendo que a mesma aconteceu exclusivamente no
Instituto Federal do Maranhão/Campus-Codó. O trabalho envolveu
três turmas que cursavam integralmente a primeira série do
curso técnico em agropecuária. Para tanto, utilizou-se como
instrumento de coleta de dados dois questionários aplicados antes
(diagnóstico), sendo um aos referidos alunos e outro aos professores;
o mesmo procedimento se repetiu após a realização
do projeto. A primeira parte da pesquisa revelou que a grande maioria
dos alunos não percebe qualquer tipo de articulação
entre o que é ensinado no ensino médio e a relação
destes com sua formação profissional. Mostrou também
que, não há por parte dos professores a necessária
preocupação em contextualizar o conhecimento, bem como estabelecer
vínculos desse saber com outras disciplinas. Com o desenvolvimento
do projeto, verificou-se uma mudança de postura do aluno em relação
ao processo de ensino e aprendizagem, notadamente pela forma ativa com
que participou das atividades, pela autonomia e flexibilidade alcançada
e, sobretudo pelo caráter inovador do método em relação
ao modelo tradicional. |
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