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Título:
A pedagogia da alternância no ensino técnico
agrícola: a experiência do PRONERA na Escola Agrotécnica
Federal de Castanhal - estado do Pará
Resumo: A negação
ao ensino e à formação cultural dos (as) trabalhadores
(as) do campo, bem como aos seus filhos, num país com uma realidade
social herdada de uma sociedade escravista e colonial, apresenta-se de
maneira histórica, dada as marcas do passado que se fazem presentes
até os dias de hoje, fazendo com que o Brasil se constitua numa
nação das mais desiguais e injustas do planeta. Neste sentido,
o trabalho aqui apresentado busca refletir sobre o descompasso existente
na realidade escolar dos sujeitos oriundos das áreas rurais e no
distanciamento destes em relação à educação
formal presente no ensino técnico-agrícola. Desta forma,
a pesquisa aqui apresentada, a partir da observação e de
um estudo preliminar sobre o modelo de educação e ensino
vigentes no espaço escolar, analisa a contribuição
da Educação do Campo na formação profissional
dos alunos trabalhadores da Escola Agrotécnica Federal de Castanhal,
mediante a consideração da proposta de ensino do PRONERA
– Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária,
que configura uma nova relação com o espaço territorial,
criando assim novas possibilidades de formação de sujeitos
produzidos no espaço das contradições vivenciadas
pelos movimentos sociais do campo, percebendo a proposição
de políticas públicas viáveis – ao exemplo
do PRONERA – para a superação das contradições
educacionais. Diante da história da negação ao ensino
e à formação cultural aos sujeitos que lidam e trabalham
com a terra, bem como da falta de reconhecimento de seus direitos, e,
a partir da consideração das práticas educacionais
experenciadas e das vozes dos educandos e educadores, esta pesquisa discute
o PRONERA como um modelo justo e salutar de acesso à educação
aos filhos e filhas dos trabalhadores (as) do campo, devendo assim ser
respeitado e perceber os apoios necessários por quem gesta a educação
no país. Por outro lado debate a perspectiva da construção
de um novo projeto educacional, apontando a Pedagogia da Alternância
como uma alternativa de educação e ensino que avança
no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para uma mudança
político-pedagógica da EAF de Castanhal, ampliando assim
não apenas o processo de formação técnica-profissional
agrícola, mas também humana e, sobretudo, melhore o trabalho
de inclusão social que ainda se encontra distante da maioria dos
homens e mulheres do meio rural brasileiro, fazendo com que de fato e
de direito a escola não mais permaneça de costas à
história de vida e do mundo de seus sujeitos. |
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