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Título:
Uso da metodologia de projetos visando uma aprendizagem significativa
de física: estudo contextualizado das propriedades do solo.
Resumo:O objetivo da pesquisa foi avaliar
a eficácia da metodologia de projetos na contextualização
dos conceitos de Física no ensino da Ciência do Solo, despertando
o interesse pela pesquisa científica ao trabalhar em equipe, contribuindo
na formação integral do aluno e promovendo uma aprendizagem
significativa. Tal pesquisa se justifica porque as propostas pedagógicas
contemporâneas precisam ter em foco um novo sentido da educação,
centrado na idéia de que educar significa preparar o indivíduo
para responder às necessidades pessoais e aos anseios de uma sociedade
em constante transformação. Infelizmente, na maioria das
escolas, vigora a metodologia tradicional representada pela aula expositiva,
em cujo modelo o professor passa para o aluno o conteúdo, através
da exposição verbal da matéria, de exercícios
de memorização e fixação. Entretanto, para
que a aprendizagem seja significativa torna-se necessária uma relação
escolar com as experiências anteriores dos alunos, permitindo a
formulação e resolução de problemas que incentivam
a construçâo do saber. No âmbito da Física a
metodologia tradicional não tem atendido ao objetivo de formar
o jovem para o exercício de atividades técnicas e científicas,
mostrando-se desconectada das disciplinas de formação profissional,
consequentemente, nâo atrai o interesse do estudante, sendo incapaz
de estimular o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe. Neste
sentido, acredita-se que o processo ensino-aprendizagem poderia ser aprimorado
com a realização de atividades interdisciplinares visando
a compreensão de conceitos de Física nas atividades laboratoriais
em sua prática profissional. O ensaio experimental foi realizado
no IFES Campus Santa Teresa com uma turma de alunos do Curso Técnico
em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, matriculados
na disciplina de Física, constituída por 24 alunos. Inicialmente
os alunos participaram de atividades pedagógicas conceituais de
física, sendo que o tema gerador da metodologia de projetos foi
selecionado como o intuito de desenvolver um trabalho interdisciplinar
e contextualizado, referente aos conceitos de solo. A seguir tais conceitos
foram empregados na realização de atividades de laboratório
empregando os equipamentos disponíveis para a determinação
da textura, densidade, umidade e porosidade total das amostras de solo,
que resultaram no preenchimento de relatórios. Os alunos planejaram
as atividades, elaborando seus relatórios em grupo, para determinar
a densidade, a umidade e a porosidade das áreas experimentais de
acordo com o padrão de relatórios (Anexo VIII A). Ao longo
da pesquisa foi possível perceber que a metodologia utilizada possibilitou
maior interesse dos alunos, demonstrado pelo entusiasmo pelas atividades
desenvolvidas. Também promoveu um melhor entendimento do conceito
de solo e uma visão contextualizada do comportamento da água
no solo em face das características da textura e de suas correlações
com as grandezas físicas como massa, densidade, velocidade e umidade
estudadas no Ensino Médio. As atividades do projeto ainda possibilitaram
aos alunos a vivência do trabalho em equipe, permitindo que eles
interagissem com equipamentos e materiais, adquirindo habilidades e competências
que somente adquiririam em um trabalho utilizando a metodologia de projetos.
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