Ananias de Oliveira Lima Dissertação na íntegra
 

Título: Uso da metodologia de projetos visando uma aprendizagem significativa de física: estudo contextualizado das propriedades do solo.

Resumo:O objetivo da pesquisa foi avaliar a eficácia da metodologia de projetos na contextualização dos conceitos de Física no ensino da Ciência do Solo, despertando o interesse pela pesquisa científica ao trabalhar em equipe, contribuindo na formação integral do aluno e promovendo uma aprendizagem significativa. Tal pesquisa se justifica porque as propostas pedagógicas contemporâneas precisam ter em foco um novo sentido da educação, centrado na idéia de que educar significa preparar o indivíduo para responder às necessidades pessoais e aos anseios de uma sociedade em constante transformação. Infelizmente, na maioria das escolas, vigora a metodologia tradicional representada pela aula expositiva, em cujo modelo o professor passa para o aluno o conteúdo, através da exposição verbal da matéria, de exercícios de memorização e fixação. Entretanto, para que a aprendizagem seja significativa torna-se necessária uma relação escolar com as experiências anteriores dos alunos, permitindo a formulação e resolução de problemas que incentivam a construçâo do saber. No âmbito da Física a metodologia tradicional não tem atendido ao objetivo de formar o jovem para o exercício de atividades técnicas e científicas, mostrando-se desconectada das disciplinas de formação profissional, consequentemente, nâo atrai o interesse do estudante, sendo incapaz de estimular o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe. Neste sentido, acredita-se que o processo ensino-aprendizagem poderia ser aprimorado com a realização de atividades interdisciplinares visando a compreensão de conceitos de Física nas atividades laboratoriais em sua prática profissional. O ensaio experimental foi realizado no IFES Campus Santa Teresa com uma turma de alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, matriculados na disciplina de Física, constituída por 24 alunos. Inicialmente os alunos participaram de atividades pedagógicas conceituais de física, sendo que o tema gerador da metodologia de projetos foi selecionado como o intuito de desenvolver um trabalho interdisciplinar e contextualizado, referente aos conceitos de solo. A seguir tais conceitos foram empregados na realização de atividades de laboratório empregando os equipamentos disponíveis para a determinação da textura, densidade, umidade e porosidade total das amostras de solo, que resultaram no preenchimento de relatórios. Os alunos planejaram as atividades, elaborando seus relatórios em grupo, para determinar a densidade, a umidade e a porosidade das áreas experimentais de acordo com o padrão de relatórios (Anexo VIII A). Ao longo da pesquisa foi possível perceber que a metodologia utilizada possibilitou maior interesse dos alunos, demonstrado pelo entusiasmo pelas atividades desenvolvidas. Também promoveu um melhor entendimento do conceito de solo e uma visão contextualizada do comportamento da água no solo em face das características da textura e de suas correlações com as grandezas físicas como massa, densidade, velocidade e umidade estudadas no Ensino Médio. As atividades do projeto ainda possibilitaram aos alunos a vivência do trabalho em equipe, permitindo que eles interagissem com equipamentos e materiais, adquirindo habilidades e competências que somente adquiririam em um trabalho utilizando a metodologia de projetos.