|
Título:
Educação Física no Instituto Federal
do Espírito Santo - Campus Itapina: percalços e possibilidades
ao longo dos anos.
Resumo: Dada a importância
que a disciplina de Educação Física tem na formação
do aluno, este estudo propõe a análise e a avaliação
do desenvolvimento da Educação Física no Instituto
Federal do Espírito Santo - Campus Itapina, a fim de identificar
o significado cultural e o educacional desse componente curricular, sua
importância no Instituto, os percalços por que passou, os
limites que existiram para que ela chegasse à condição
na qual se encontra e as possibilidades dessa disciplina para a formação
integral do aluno do IFES-Campus Itapina. Para alcançar esse objetivo,
busco analisar, por meio de uma abordagem qualitativa, pontos que considero
relevantes e fundamentais para compreender o problema, utilizando levantamento
e seleção bibliográfica, coleta de dados através
de entrevistas, análises, buscando atribuir significados aos dados
coletados. Fazem parte do que considerei dados: as leis, os regulamentos,
as normas, os pareceres, os ofícios, as atas, os boletins esportivos,
os registros escolares, as entrevistas, bem como fotografias. As entrevistas
foram semiestruturadas, realizadas com cinco diretores do IFES - Campus
Itapina do período de 1985 a 2009 e com cinco professores de Educação
Física do período de 1971 a 2009. A entrevista foi utilizada
como recurso de análise da realidade escolar e da prática
cotidiana dos atores no processo, pois esses momentos vão tecendo
redes de práticas e de conhecimentos, trançadas em múltiplos
contextos. O acúmulo de ações e acontecimentos culturais
do cotidiano escolar vivenciados pelos alunos e necessários a sua
formação fazem parte desse contexto. Por fim, após
a coleta de dados e o aprofundamento teórico-metodológico
necessário, foi realizada uma avaliação desses indicadores
em relação à disciplina Educação Física,
como modalidade esportiva e cultural, englobando os indicativos que pareçam
justificar sua importância e sua evolução dentro do
IFES- Campus Itapina. |
|