|
Título:
Contextualização e Nterdisciplinaridade na Utilização
da Matemática no Estudo de Fenômenos Climáticos e
Meteorológicos
Resumo: Esta pesquisa foi realizada
no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Salinas,
com a participação de um grupo de alunos da 2ª série
do curso Técnico em Agropecuária, integrado ao ensino médio.
Através de um estudo de dados climáticos e meteorológicos
do município onde a escola está localizada, buscou-se mostrar
para os alunos a aplicação dos conhecimentos matemáticos
e estatísticos, estabelecendo conexão entre a teoria e a
prática, de forma contextualizada e interdisciplinar. Além
de avaliar a participação dos alunos e a contribuição
do trabalho na formação dos mesmos, a pesquisa possibilitou
também um diagnóstico parcial das variações
climáticas no município, analisando as variáveis
temperatura média, máxima, mínima e umidade relativa
do ar de um período de trinta anos e precipitação
pluviométrica num período de quarenta anos. Durante a realização
da pesquisa, os alunos participaram de atividades práticas, utilizando
conhecimentos matemáticos e de outras áreas, envolvendo
principalmente as disciplinas de Agricultura e Informática. |
|