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Título:
O IFRR - Campus Novo Paraíso: da educação agrícola
para a educação no campo, uma proposta de construção
Resumo: Este trabalho é o resultado
de uma pesquisa realizada junto aos discentes matriculados no Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima-IFRR/campus
Novo Paraíso, no curso Técnico em Agropecuária integrado
ao Ensino Médio. Nesta pesquisa, analisamos o processo de implantação
da proposta da educação do campo no referido Instituto Federal,
a partir da identificação dos significados que os jovens
rurais atribuem ao trabalho e a escola, e suas inter-relações
com o significado que conferem ao futuro, bem como, comparamos suas perspectivas
de futuro, no que se refere ao trabalho, à proposta de formação
profissional que se encontram cursando. Para tanto, apresentamos uma abordagem
histórica da trajetória do IFRR enquanto instituição
voltada a oferta da educação profissional, paralela a história
do próprio estado de Roraima, proporcionando a compreensão
do tema abordado. Como pano de fundo, levantamos uma discussão
sobre a importância da abordagem pedagógica da escola que
atende aos jovens rurais ser direcionada pelas concepções
da Educação do Campo, buscando assim, a construção
de conhecimentos significativos e que valorizem a vida e os saberes dos
povos do campo, evitando a execução da educação
para o campo, baseada em visões urbanas, com vistas à ressignificação
do ensino agrícola, em conformidade com as atuais discussões
nacionais sobre a educação profissional oferecida para os
povos do campo. Como resultados, analisamos os dados coletados junto aos
discentes pesquisados, e a partir destes, elencamos recomendações
à equipe de gestão e docente do Campus em estudo, visando
contribuir para a minimização dos entraves que dificultam
o melhor aproveitamento da oportunidade de formação profissional,
pelos jovens rurais. |
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