Adalberto Reinke Dissertação na íntegra
 

Título: Diagnóstico e perspectivas de desenvolvimento sócio-educacional dos assentados rurais da comunidade de Vila Nova, Santa Rosa do Sul - SC e a participação do IFECTC - Campus Sombrio.

Resumo: O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Sombrio, instituição de ensino predominantemente agrícola da região do extremo sul de Santa Catarina, auxilia a promover o desenvolvimento local e a busca da melhoria da qualidade de vida da região de abrangência. No entanto, para realizar estas colaborações, faz-se necessário que se disponha de conhecimento maior da realidade local pare subsidiar futuras ações de apoio. A comunidade de Vila Nova, próxima á instituição, foi a área escolhida para ser diagnosticada, nesta Dissertação, por ser uma comunidade muito carente e que busca a melhoria de vida dos assentados rurais ali estabelecidos. É apenas de maneira participativa e dialógica que a instituição de ensino pode se propor a apoiar a comunidade a enfrentar os seus problemas da forma mais adequada à sua realidade particular. A pesquisa participante contribui diretamente para a resolução de problemas de interesse coletivo. As famílias do assentamento rural de Vila Nova e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Sombrio são os protagonistas. Sessenta e seis famílias residem no assentamento de Vila Nova, distribuídas numa agrovila, onde ocupam um pequeno lote urbano que é destinado também para o cultivo de hortaliças e a criação de pequenos e médios animais para. Os lotes rurais, com área média de dez hectares, se localizam ao redor da agrovila. Muitos residentes não possuem mais rurais, ou nunca possuíram um lote rural. Nosso objetivo geral foi diagnosticar a comunidade de Vila Nova, no Município de Santa Rosa do Sul - SC, em termos sócio-educacionais; e os objetivos específicos foram: realizar o levantamento das necessidades da comunidade, identificar as possíveis questões que impeçam ou inviabilizem o desenvolvimento local e subsidiar futuras ações de desenvolvimento da comunidade. A dissertação consta de quatro capítulos assim denominados: o primeiro que vem após a introdução, é uma busca de referencial teórico sobre Educação para o Trabalho; O segundo mostra a localização e o histórico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Sombrio; O terceiro capítulo descreve e busca o referencial teórico sobre a população rural, assentamentos, histórico e localização do Assentamento de Vila Nova e o diagnóstico realizado no referido assentamento; O quarto capítulo apresentará a participação do Instituto no processo de desenvolvimento sócio-educacional dos assentados rurais de Vila Nova. Logo após estão a conclusão da pesquisa, depois as referências bibliográficas e, por fim, os anexos.