|
Título:
Diagnóstico e perspectivas de desenvolvimento sócio-educacional
dos assentados rurais da comunidade de Vila Nova, Santa Rosa do Sul -
SC e a participação do IFECTC - Campus Sombrio.
Resumo: O Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus
Sombrio, instituição de ensino predominantemente agrícola
da região do extremo sul de Santa Catarina, auxilia a promover
o desenvolvimento local e a busca da melhoria da qualidade de vida da
região de abrangência. No entanto, para realizar estas colaborações,
faz-se necessário que se disponha de conhecimento maior da realidade
local pare subsidiar futuras ações de apoio. A comunidade
de Vila Nova, próxima á instituição, foi a
área escolhida para ser diagnosticada, nesta Dissertação,
por ser uma comunidade muito carente e que busca a melhoria de vida dos
assentados rurais ali estabelecidos. É apenas de maneira participativa
e dialógica que a instituição de ensino pode se propor
a apoiar a comunidade a enfrentar os seus problemas da forma mais adequada
à sua realidade particular. A pesquisa participante contribui diretamente
para a resolução de problemas de interesse coletivo. As
famílias do assentamento rural de Vila Nova e o Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus
Sombrio são os protagonistas. Sessenta e seis famílias residem
no assentamento de Vila Nova, distribuídas numa agrovila, onde
ocupam um pequeno lote urbano que é destinado também para
o cultivo de hortaliças e a criação de pequenos e
médios animais para. Os lotes rurais, com área média
de dez hectares, se localizam ao redor da agrovila. Muitos residentes
não possuem mais rurais, ou nunca possuíram um lote rural.
Nosso objetivo geral foi diagnosticar a comunidade de Vila Nova, no Município
de Santa Rosa do Sul - SC, em termos sócio-educacionais; e os objetivos
específicos foram: realizar o levantamento das necessidades da
comunidade, identificar as possíveis questões que impeçam
ou inviabilizem o desenvolvimento local e subsidiar futuras ações
de desenvolvimento da comunidade. A dissertação consta de
quatro capítulos assim denominados: o primeiro que vem após
a introdução, é uma busca de referencial teórico
sobre Educação para o Trabalho; O segundo mostra a localização
e o histórico do Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia Catarinense - Campus Sombrio; O terceiro capítulo
descreve e busca o referencial teórico sobre a população
rural, assentamentos, histórico e localização do
Assentamento de Vila Nova e o diagnóstico realizado no referido
assentamento; O quarto capítulo apresentará a participação
do Instituto no processo de desenvolvimento sócio-educacional dos
assentados rurais de Vila Nova. Logo após estão a conclusão
da pesquisa, depois as referências bibliográficas e, por
fim, os anexos. |
|