Zélia Aparecida Pereira Francischetti Dissertação na íntegra
 

Título: A agroecologia como tema transversal na formação do técnico agrícola

Resumo: A educação agrícola atua na formação de profissionais que podem interferir nas cadeias produtivas, de forma a possibilitar a ocorrência de impactos positivos ou negativos no ambiente. Neste contexto, frente à crescente degradação ambiental, os educadores, são desafiados a propor ações pedagógicas que visem a formação de profissionais comprometidos com as questões ambientais.A complexidade das relações homem-natureza motivou pesquisar, no âmbito do Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí, como ocorre a aplicação dos conceitos ligados a Agroecologia nesta modalidade de ensino, com vistas à construção de um paradigma que privilegie a formação integral do cidadão. Acredita-se que para alcançar tal objetivo faz-se de forma unidirecional e fragnebtada e ações pedagógicas embasadas em atitudes inter-transdisciplinares. A intertransdisciplinaridade, a contextualização e a transversalidade, como uma forma de mediar o conhecimento agroecológico, constituem-se como referencial teórico que sustentará esta pesquisa. Nesta perspectiva, a pesquisa foi desenvolvida com a participação dos professores, alunos e agressos da instituição. Como instrumentos para coleta de dados foram utilizados seminários, oficinas, fórum, questionários e entrevistas com roteiros semi-estruturados, com vistas além da compreensão do conhecimento dos conceitos de Agroecologia e das práticas agroecológicas na produção agrícola, também das possíveis contribuições desta ciência na formação integral do cidadão.