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Título:
A agroecologia como tema transversal na formação do técnico
agrícola
Resumo: A educação agrícola
atua na formação de profissionais que podem interferir nas
cadeias produtivas, de forma a possibilitar a ocorrência de impactos
positivos ou negativos no ambiente. Neste contexto, frente à crescente
degradação ambiental, os educadores, são desafiados
a propor ações pedagógicas que visem a formação
de profissionais comprometidos com as questões ambientais.A complexidade
das relações homem-natureza motivou pesquisar, no âmbito
do Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí,
como ocorre a aplicação dos conceitos ligados a Agroecologia
nesta modalidade de ensino, com vistas à construção
de um paradigma que privilegie a formação integral do cidadão.
Acredita-se que para alcançar tal objetivo faz-se de forma unidirecional
e fragnebtada e ações pedagógicas embasadas em atitudes
inter-transdisciplinares. A intertransdisciplinaridade, a contextualização
e a transversalidade, como uma forma de mediar o conhecimento agroecológico,
constituem-se como referencial teórico que sustentará esta
pesquisa. Nesta perspectiva, a pesquisa foi desenvolvida com a participação
dos professores, alunos e agressos da instituição. Como
instrumentos para coleta de dados foram utilizados seminários,
oficinas, fórum, questionários e entrevistas com roteiros
semi-estruturados, com vistas além da compreensão do conhecimento
dos conceitos de Agroecologia e das práticas agroecológicas
na produção agrícola, também das possíveis
contribuições desta ciência na formação
integral do cidadão. |
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