Walton Faria Braga Dissertação na íntegra
 

Título: Metodologia de ensino através de práticas educacionais de propagação de plantas

Resumo: No ensino técnico discute-se a importância de aulas práticas durante a formação dos alunos, em alguns casos, sendo consideradas indispensáveis para o aprendizado de determinados conteúdos. Desta forma, este trabalho avaliou-se através de relatórios e questionários, o aprendizado de alunos que participaram como ativos ou como observadores em práticas de propagação de plantas pelo método de estaquia. Na prática de propagação avaliou-se o uso de fitorregulador (AIB) para induzir a formação de raízes dventícias em três tipos de estacas (herbáceas, semilenhosa e lenhosa) de três espécies vegetais (hibiscus, ixora e murraya), sendo classificadas como de fácil, médio e difícil enraizamento. Na parte educacional, os resultados obtidos neste trabalho demonstraram que o uso da prática de propagação por estaquia pode aumentar o interesse dos alunos quando utiliza fitorregulador para induzir a formação de raízes dventícias. Não foi constatada diferença nas notas dos relatórios entre os alunos que participaram como ativos ou observadores durante a pratica. O enraizamento variou entre as espécies utilizadas, os resultados conferindo com as informações dventícias na literatura. A ixora e murraya apresentaram baixo índice de enraizamento. A formação de raízes adventícias não diferenciou nos tratamentos com AIB com o controle. Este fato pode ter ocasionado uma falha durante o decorrer da prática educacional, uma vez que os alunos demonstraram o interesse e curiosidade pra verificar se o tratamento com AIB iria aumentar a eficiência da formação de raízes dventícias. Entretanto, como não observou a resposta esperada no decorrer do tempo, não houve a formação de raízes, os alunos apresentaram tendêcias de perder o interesse nas avaliações realizadas.