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Título:
Metodologia de ensino através de práticas educacionais de
propagação de plantas
Resumo: No ensino técnico discute-se
a importância de aulas práticas durante a formação
dos alunos, em alguns casos, sendo consideradas indispensáveis
para o aprendizado de determinados conteúdos. Desta forma, este
trabalho avaliou-se através de relatórios e questionários,
o aprendizado de alunos que participaram como ativos ou como observadores
em práticas de propagação de plantas pelo método
de estaquia. Na prática de propagação avaliou-se
o uso de fitorregulador (AIB) para induzir a formação de
raízes dventícias em três tipos de estacas (herbáceas,
semilenhosa e lenhosa) de três espécies vegetais (hibiscus,
ixora e murraya), sendo classificadas como de fácil, médio
e difícil enraizamento. Na parte educacional, os resultados obtidos
neste trabalho demonstraram que o uso da prática de propagação
por estaquia pode aumentar o interesse dos alunos quando utiliza fitorregulador
para induzir a formação de raízes dventícias.
Não foi constatada diferença nas notas dos relatórios
entre os alunos que participaram como ativos ou observadores durante a
pratica. O enraizamento variou entre as espécies utilizadas, os
resultados conferindo com as informações dventícias
na literatura. A ixora e murraya apresentaram baixo índice de enraizamento.
A formação de raízes adventícias não
diferenciou nos tratamentos com AIB com o controle. Este fato pode ter
ocasionado uma falha durante o decorrer da prática educacional,
uma vez que os alunos demonstraram o interesse e curiosidade pra verificar
se o tratamento com AIB iria aumentar a eficiência da formação
de raízes dventícias. Entretanto, como não observou
a resposta esperada no decorrer do tempo, não houve a formação
de raízes, os alunos apresentaram tendêcias de perder o interesse
nas avaliações realizadas. |
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